Fôrma (jogo de cartas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Forma ou Pé Duro é um jogo de cartas muito jogado no Nordeste, principalmente no estado do Piauí. Na região Sul, especialmente no Paraná, chama-se pife.

O jogo é bem simples. Consiste em formar três trios de cartas iguais, ou consecutivas num mesmo naipe.

Sugestões[editar | editar código-fonte]

Pode ser jogado com 1 baralho ou mais, e com 2 ou mais jogadores, isso fica à escolha. Porém é recomendado que haja apenas 2 jogadores com 1 baralho.

Regras[editar | editar código-fonte]

São distribuídas 9 cartas para cada um, as cartas restantes devem formar um monte de saque ou também chamado em algumas regiões de "morto". Os jogadores decidem quem começa ou formulam alguma maneira de selecionar o que inicia, que deve sacar uma carta do monte de saque ou "morto", o jogador analisa a carta que sacou e as que tem, se achar que ela não será útil, descarta-a, senão, fica com ela e descarta outra que desejar. O próximo jogador decide se quer pegar aquela carta que foi descartada para a sua mão e descartar outra no lugar, ou se quer sacar uma carta do monte de saque/morto. Se sacar, ele analisa a carta, se ela não for útil, descarta, senão, fica com ela e descarta outra. E por aí vai, formando no centro um monte de descarte, entretanto, o jogador só poderá escolher pegar uma carta desse monte, se ela estiver no topo, as demais em baixo só poderão ser pegas se o monte de saque acabar, então o monte de descarte é embaralhado e vira um monte de saque novamente. O vencedor é aquele que formar os três trios primeiros.

Quando se joga com três ou quatro jogadores, um jogador descartando para o subsequente, outro poderá avançar e pegar a carta mas, somente para bater o jogo, mesmo não sendo sua vez, porém só poderá descarta-la quando chegar sua vez, não podendo pegar nenhuma carta naquela vez. Por outro lado o jogador o qual seria destinada a carta em que ele bateu não poderá pegar nenhuma carta do monte de descarte somente do monte de saque.

Geralmente neste jogo se joga com quatro.

Four é a formação de quatro cartas além do trio antes ou depois de bater, seja de trinca ou sequencia. exemplo: 3♠ 3♣ 3♥ +3♦ ou A♠2♠3♠4♠ ou J♠Q♠K♠A♠2♠

Trios[editar | editar código-fonte]

Com nove cartas em mão, o jogador deve formar três trios para vencer. Eles podem ser de duas formas: consecutivos e iguais.

  • Os consecutivos consistem em agrupar 3 cartas de um mesmo naipe em ordem consecutiva. EXEMPLO: A-2-3, 6-7-8, 10-J-Q, etc.

A ordem é: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.

OBS1: Depois do K acaba a ordem, se reinicia com o Ás, por isso, os trios Q-K-A são válidos.

OBS2: É o obrigatório que as cartas sejam do mesmo naipe. Trios como A♥-2♥-3♦ e 8♦-9♥-10♦ não são válidos.

  • Os iguais consistem em agrupar três cartas de mesmo valor, não é necessário que elas sejam do mesmo naipe, até porque é impossível, a não ser que esteja jogando com 3 baralhos ou mais. EXEMPLO: 7-7-7, K-K-K, A-A-A;
  • Quando se está jogando com mais de dois baralhos não podemos fazer jogos do mesmo número e mesmo símbolo. Por exemplo: A♥-A♦-A♥ Como neste exemplo temos dois A's de Copas.