Fabulous Furry Freak Brothers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Fabulous Furry Freak Brothers são um trio de personagens de história em quadrinhos underground, criados pelo artista estadunidense Gilbert Shelton.[1] Lançadas em 1968, suas aventuras foram reunida a partir de uma série publicada pela Rip Off Press. Com o fim da imprensa underground, novas histórias continuaram a aparecer em revistas como a Playboy, High Times, e Rip Off Comix, sendo publicadas também em forma de livros. No Brasil, seus álbuns foram inicialmente publicados pela editora L&PM, e mais algumas histórias esparsas em revistas e fanzines alternativos. Shelton continuou a escrever a série até 1992, com a colaboração de Dave Sheridan (1974-1982) e Paul Mavrides (desde 1978). O trabalho foi amplamente cultuado e as revistas foram fartamente distribuídas em revistarias que comercializavam quadrinhos underground.

As histórias narram as bem-humoradas aventuras de três "irmãos" epônimos, Fat Freddy, Phineas Freak e Freewheelin' Franklin  e, em maior ou menor grau, as suas tentativas de procurar drogas e evitar a prisão. As histórias são altamente satíricas e zombam do establishment e da política de direita. Para uma produção de contra-cultura, o padrão de qualidade artístico é considerado extremamente alto; Shelton era detalhista e atencioso, e sua acurácia e cuidado com os detalhes renderam-lhe comparações com Hergé.

Referências

  1. «Folha de S.Paulo - Gilbert Shelton traz Freak Brothers ao país - 10/11/1997». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 13 de junho de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.