Ferramentaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ferramenteiro)

Ferramentaria é um ramo da metalurgia que cria, desenvolve e produz ferramentas de estampo, moldes para injeção de plástico e alumínio, dispositivos e peças de precisão.

Na ferramentaria são utilizadas máquinas ferramentas como a fresadora, o torno, a retífica. O ferramenteiro, profissional da área de ferramentaria tem formação de nível técnico ou superior em cursos como o de Tecnólogo de Fabricação Mecânica para Ferramentaria.

Ferramenteiro é o profissional mais completo da metalurgia braçal, com conhecimento de todas as áreas da metalurgia faz desde a usinagem à preparação de seus maquinários tem habilidades em fresadoras, tornos devendo saber de tudo um pouco, inclusive no setor de retífica, pois em alguns casos é necessário a correção das ferramentas.

O ferramenteiro antes de tudo precisa ser um profissional com capacidade de ter uma visão 3D do produto que será fabricado.

Especializações[editar | editar código-fonte]

  • Ferramenteiro de corte e repuxo:

Nesta área o tópico principal é a fabricação de estampos de corte, dobra ou repuxo, nos quais irão ser utilizados como ferramentas para a conformação de chapas de aço, cobre, latão e demais materiais metálicos.

  • Ferramenteiro de moldes plásticos:

Nesta área o tópico principal é a fabricação de moldes para a conformação de plásticos e suas resinas.

O ferramenteiro preza pela qualidade e atua em todos os níveis da produção técnica de suas ferramentas (estampos ou moldes). Estes profissionais além de técnica altamente apurada são capazes de projetar e construir qualquer tipo de molde de injeção e serem referências para a equipe. Realiza a confecção e reparo de ferramentas de corte, dobra, repuxo e outras para estruturar chapas de aço e demais materiais metálicos e desenvolve molde de sopro e injeção plástica, de alumínio ou estampos. Monta e ajusta componentes das peças, de acordo com manuais e instrumentos de medição para atender dimensões e alinhamentos.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]