Saltar para o conteúdo

Fibrina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 28 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q27205
texto trocado por 'muito bomo o conteúdo.'
Etiqueta: Categorias removidas
Linha 1: Linha 1:
muito bomo o conteúdo.
A '''Fibrina''' (ou '''fator Ia''') é uma [[proteína]] fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias.
A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da [[trombina]] sobre o [[fibrinogênio]] (fator I).

==Papel em doenças==
A excessiva produção de fibrina, devida à ativação da cadeia de reações bioquímicas para a coagulação, predispõe a quadros de [[trombose]], enquanto deficiências em sua produção causam tendência a hemorragias.
Doenças ou disfunções no [[fígado]] podem levar à diminuição na produção de [[fibrinogênio]] ou à produção de moléculas anormais deste. Também podem ocorrer anormalidades genéticas hereditárias do [[fibrinogênio]] (o gene é carregado no cromossomo 4) tais quais a ''afibrinogenemia'' e a ''hipofibrinogenemia''.
Observação: a fibrina é uma proteína presente no plasma na forma de fibrinogênio. O plasma sem o fibrinogênio forma o Soro. <ref>http://en.wikipedia.org/wiki/Afibrinogenaemia</ref>
<ref>http://en.wikipedia.org/wiki/Hypofibrinogenaemia</ref> .

== Referencias ==
{{Reflist}}

==Links Externos==
[http://en.wikipedia.org/wiki/Fibrin Fibrina (em inglês)]


[[Categoria:Proteínas]]

Revisão das 21h34min de 28 de junho de 2013

muito bomo o conteúdo.