Saltar para o conteúdo

Ficheiro:Avião de rebeldes pega fogo em Aragarças.jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Avião_de_rebeldes_pega_fogo_em_Aragarças.jpg(405 × 600 píxeis, tamanho: 201 kB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição
English: Campanella NetoRendição de amotinados. Aragarças, GO, dez. 1959Impressão digital em jato de tinta sobre papel de algodão. Campanella Neto/CPDOC JB“Seqüestrado com outros passageiros e a tripulação de um Constellation da Panair pelo major revoltoso Eber Teixeira Pinto, Campanella desceu em um campo de pouso da FAB em Aragarças, no interior de Goiás, QG dos revoltosos. O grupo, entre ele o senador Remi Archer, foi confinado em um hotel fazenda perto do campo, sempre vigiado por sentinelas.”“Campanella conseguiu driblar a vigilância dos soldados e enviar três telegramas de uma cidade vizinha, para seu editor-chefe, Joel Silveira, para o presidente do Senado e para o marechal Lott, então ministro da Guerra – no avião também viajava o corpo embalsamado de um tenente da Aeronáutica, sobrinho de Lott, acompanhado da viúva.”A notícia chegou aos revoltosos pelo Repórter Esso: “Heron Domingues entra com seu vozeirão para anunciar a primeira notícia do dia: ‘Telegramas enviados pelo jornalista Campanella Neto denunciaram que Aragarças é o esconderijo dos revoltosos...’”. Campanella “não conversou... olhou prolado e saiu de fininho, e, depois, correu para o mato para se esconder. De lá, foi vendo um a um dos aviões decolando rumo ao exílio, um deles levando como reféns os políticos”.
Data
Origem https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/em-1959-militares-sequestraram-aviao-com-passageiros-e-tentaram-derrubar-jk
Autor Campanella Neto

Licenciamento

Public domain
Esta fotografia é de domínio público no Brasil uma vez que foi criada lá antes de 19 de junho de 1998 e, de acordo com a lei brasileira de direitos autorais de 1973, não é considerada uma criação artística. Isto aplica-se às fotografias documentais em geral (sejam comerciais ou não), bem como aos retratos fotográficos não artísticos. Ver aqui mais informação sobre isto.


A lei de 1973 esteve em vigor até ser substituída pela atual (não retroativa) Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, que entrou em vigor em 20 de junho de 1998. As obras fotográficas produzidas após essa data seguem as normas da Lei 9.610.

Legendas

Fim da Revolta do Aragaças, em 3 de dezembro de 1959

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual22h23min de 23 de maio de 2024Miniatura da versão das 22h23min de 23 de maio de 2024405 × 600 (201 kB)PachequisUploaded a work by Campanella Neto from https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/em-1959-militares-sequestraram-aviao-com-passageiros-e-tentaram-derrubar-jk with UploadWizard

A seguinte página usa este ficheiro:

Metadados