Ficheiro:Brasão do Paraná (1990).svg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(ficheiro SVG, de 660 × 800 píxeis, tamanho: 232 kB)

Descrição do ficheiro

Descrição
Português: Brasão do Estado do Paraná Brasil. Escudo português com campo em vermelho, tendo em chefe de azul, os três planaltos em prata e o sol em ouro. Nele figura, ao centro, a imagem de um lavrador cultivando o solo. Timbre falcão Nhapecani - Thrasactus harpya. Suporte à direita, o pinheiro-do-paraná e à esquerda, a erva-mate.
English: Coat of arms of the State of Paraná, Brazil.
Data
Origem

Obra do próprio based on Lei Complementar 52, de 24 de setembro de 1990, art. 6º e 7º:

Art. 6º. O Brasão de Armas Estadual é o instituído pela Lei n°. 904, de 21 de março de 1910 com as modificações constantes no Decreto-Lei n°. 2.457, de 31 de março de 1947 e com as alterações desta Lei.

Parágrafo único. O Brasão de Armas é constituído de um escudo português, trazendo em campo de sinopla a figura de um semeador de argenta em posição de trabalho; em chefe cosido de blau, um sol nascente de ouro, acompanhado de três montes de argenta.

Como timbre, a figura de uma Harpia Harpyja Linnaeus, 1758, de argenta, pousada estendida e com a cabeça de frente, voltada para a sua destra.

Como suportes, à destra um ramo de erva-mate Ilex Paraguariensis Saint Hilaire frutificado de sable e à sinistra, um ramo de pinheiro-do-paraná Araucária Angustifolia (Bertoloni) Otto Kuntze, cruzados em ponta.

Art. 7º. A elaboração do Brasão de Armas obedecerá às seguintes regras:

I - considera-se destra do Brasão, o lado esquerdo do observador e sinistra o lado direito, para efeito de desenho;
II - para cálculo das dimensões tomar-se-á por base a largura do escudo correspondente a 7 (sete) e a altura de 8 (oito). O valor da altura desejada, dividido por 8 (oito), dará o valor do módulo, servindo para a obtenção das demais medidas;
III - o campo ocupa 2/3 (dois terços) da altura; o semeador mede 4 (quatro) módulos de altura, não encosta nos bordos, ficando centralizado;
IV - o chefe ocupa 2 5/8m (dois módulos e sessenta e dois centésimos) e nele se acha a figura de um sol nascente, com feições humanas, com o diâmetro de 1 1/2m (um módulo e cinco décimos), centralizado donde partem raios com 1 (um) módulo de comprimento, sendo quatro flamejantes e cinco retilíneos, ocupando metade da largura do chefe e de três montes, sendo o primeiro de 1 1/2 (um módulo e cinco décimos) de altura, o segundo de 13/16m (oitenta e um centésimos de módulo) e o terceiro 7/8m (oitenta e sete centésimos de módulo) ocupando a outra metade;
V - a figura da harpia pousada no meio do escudo estendida e olhando de frente, mede 12 (doze) módulos de envergadura e 5 1/2 m (cinco módulos e cinco décimos) de altura;
VI - os eixos dos ramos vegetais acompanham as linhas laterais do escudo, ficam afastados 1 (um) módulo, terminando na altura da linha do bordo horizontal do escudo; os ramos são cruzantes inferiormente na linha mediana prolongada do escudo com o de erva-mate sobre o de pinheiro e medem 1 (um) módulo de largura.
 
Este desenho vetorial inclui elementos que foram usados ou adaptados de:
Brasão do Paraná.svg.
 
Este desenho vetorial inclui elementos que foram usados ou adaptados de:
Sol de Mayo-Bandera de Uruguay.svg.
Autor
Original:
Governo do Paraná
Vetor:
Permissão
(Reutilizar este ficheiro)
Public domain Eu, titular dos direitos de autor desta obra, dedico-a ao domínio público, com aplicação em todo o mundo.
Nalguns países isto pode não ser legalmente possível; se assim for:
Concedo a todos o direito de usar esta obra para qualquer fim, sem quaisquer condições, a menos que tais condições sejam impostas por lei.
Insignia Esta imagem mostra uma bandeira, um brasão, um sinete ou outra insígnia oficial. Nalguns países, o uso destes símbolos está sujeito a restrições. Estas restrições são independentes do estado dos direitos de autor.
SVG desenvolvimento
InfoField
 
O código-fonte desta imagem SVG é válido.
 
Esta imagem vectorial foi criada com Inkscape, e depois editada manualmente
.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

image/svg+xml

29c441b22ccb04106ce7504d1f747ab387eb3bdf

237 224 byte

800 pixel

660 pixel

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual02h08min de 24 de fevereiro de 2021Miniatura da versão das 02h08min de 24 de fevereiro de 2021660 × 800 (232 kB)Giro720{{Information |Description={{pt|Brasão do Estado do Paraná Brasil. Escudo português com campo em vermelho, tendo em chefe de azul, os três planaltos em prata e o sol em ouro. Nele figura, ao centro, a imagem de um lavrador cultivando o solo. Timbre falcão Nhapecani - Thrasactus harpya. Suporte à direita, o pinheiro-do-paraná e à esquerda, a erva-mate.}} {{en|Coat of arms of the State of Paraná, Brazil.}} |Source= {{own work}} based on ''[https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAt...

As seguintes 2 páginas usam este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados