Ficheiro:José Paulo Cavalcanti Filho toma posse na cadeira 39 da ABL.jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(1 170 × 700 píxeis, tamanho: 93 kB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição
Português: O jurista e escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho tomou posse agora à noite (10) como novo ocupante da cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o ex-vice-presidente da República, advogado e professor Marco Maciel, morto em junho de 2021.

Em seu discurso de posse, Cavalcanti Filho disse que os objetivos da Academia Brasileira de Letras foram traçados por Machado de Assis há 125 anos. “Está nos artigos primeiros do estatuto, que é a defesa da língua e da cultura. Eu penso que a gente tem que retraduzir esses conceitos para dar-lhes maior atualidade. A defesa da língua é mais que a defesa de alguns símbolos. Eu penso que não há nada mais urgente e revolucionário do que a educação popular. Criar cidadãos. E cultura significa reconhecer a identidade nacional que está faltando”, disse.

O escritor afirmou que é preciso, agora, retraduzir esses conceitos, para que eles ganhem maior atualidade. A defesa da língua, para ele, significa ir adiante e aprender que há dois Brasis afastados, sendo “um que fala a língua oficial e outro de determinados cidadãos comuns que, usando versos do (poeta) pernambucano Manuel Bandeira, na Evocação de Recife, falam a língua errada do povo, língua certa do povo”.

O novo imortal da ABL destacou que é preciso também compreender que não há nada mais “moderno, urgente, transformador, revolucionário e democrático do que educação popular”. Ou seja, “permitir que os brasileiros sejam cidadãos e possam, informados, decidir os seus destinos”.

Ele disse que a cultura tem de ser vista com uma visão mais ampla. “Compreender que nós somos diferentes e ir além, compreender que essas diferenças nos inquietam e que seremos ainda mais ricos se formos capazes de prestigiar essas diferenças. É compreender um povo, quem somos como brasileiros, e valorizar a nacionalidade”.

Em entrevista à Agência Brasil, a primeira observação feita por Cavalcanti Filho é que, em 125 anos da Academia, só um pernambucano morava em Recife e continuou morando na capital pernambucana depois da eleição, que foi Mauro Mota, eleito em 1970. “Eu sou o segundo que continua morando no Recife”. Ele disse que sua eleição significava, para ele, "uma homenagem que a Academia presta a Pernambuco".

José Paulo Cavalcanti Filho afirmou estar honrado em participar como novo membro da instituição e apostou que sua posse seria uma festa pernambucana. “Metade de Pernambuco vai invadir a academia. Vai ser uma festa divertida”, brincou.

A cadeira 39 da ABL teve antes como ocupantes: Oliveira Lima (fundador) – que escolheu como patrono Francisco Adolfo de Varnhagen –, Alberto de Faria, Rocha Pombo, Rodolfo Garcia, Elmano Cardim, Otto Lara Resende e Roberto Marinho.

Matéria alterada, às 12h56 de 11 de junho de 2022, para corrigir informação no primeiro parágrafo: Marco Maciel foi vice-presidente, não presidente da República.
Data
Origem https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/jose-paulo-cavalcanti-filho-toma-posse-na-cadeira-39-da-abl?amp
Autor Dani Paiva

Licenciamento

Este ficheiro está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Esta fotografia foi produzida pela Agência Brasil, a agência pública de notícias do Brasil. Mais imagens:

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.

Atenção: Esta licença não é mais válida para mídia produzida pela Agência Brasil depois de 23 de fevereiro de 2017 (ver template talk).
Ao carregador: Você deve fornecer uma ligação (URL) para o ficheiro original e a informação de autoria se disponível.

čeština  Deutsch  English  español  français  galego  Bahasa Indonesia  italiano  kurdî  lietuvių  Nederlands  Plattdüütsch  polski  português  português do Brasil  sicilianu  slovenčina  slovenščina  suomi  svenska  Türkçe  Zazaki  български  македонски  русский  українська  മലയാളം  한국어  日本語  中文  中文(简体)  中文(繁體)  العربية  فارسی  +/−

w:pt:Creative Commons
atribuição
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual00h16min de 12 de junho de 2022Miniatura da versão das 00h16min de 12 de junho de 20221 170 × 700 (93 kB)LeonaardogUploaded a work by Dani Paiva from https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/jose-paulo-cavalcanti-filho-toma-posse-na-cadeira-39-da-abl?amp with UploadWizard

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados