Saltar para o conteúdo

Ficheiro:Mausoléu Alfredo da Silva - Barreiro - Portugal.jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior (3 826 × 2 552 píxeis, tamanho: 1,86 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição
English: Em respeito à vontade expressa em vida por Alfredo da Silva, a Companhia União Fabril mandou erigir um mausoléu no cemitério do Barreiro em homenagem ao seu fundador. Sepultado no cemitério oriental de Lisboa, Alfredo da Silva viria a ser trasladado para o Mausoléu erigido para o efeito no então cemitério do Barreiro, no dia 20 de Agosto de 1944.

O projeto para este Mausoléu data de 1943, e é fruto da parceria entre o arquiteto Luís Cristino da Silva e o escultor Leopoldo de Almeida. No plano arquitetónico, o monumento foi erigido sobre uma base de alvenaria, em forma de círculo, a qual será limitada no espaço mediante dois semi-círculos, um voltado a Norte, outro voltado a Sul. No centro da base de alvenaria, à qual se tem acesso por uma escadaria, inscreve-se a pirâmide (pilone), a qual cumpre a função de capela mortuária. À semelhança dos semi-círculos, a pirâmide foi construída em granito. O acesso ao interior é feito através de uma porta de dois batentes construída em bronze, à qual corresponde, no lado oposto (lado Sul), uma fresta em forma de cruz. O envasamento no qual se inscreve o monumento é rematado por dois plintos, decorados com os baixos-relevos de Leopoldo de Almeida, recebendo no cimo duas taças, também em bronze, para incenso.

Sobre a pirâmide, e assente em quatro leões, uma urna simbólica, tudo construído em granito. A porta que dá acesso ao interior, é encimada por uma cruz e por uma coroa de louros em bronze. Posteriormente, viria a ser colocada ao lado da porta o símbolo da CUF construído no mesmo material. Sem data, apresenta a seguinte inscrição: «Homenagem dos empregados da CUF e empresas associadas».

Merecem particular destaque os baixos-relevos de Leopoldo de Almeida. Símbolos da Indústria, Agricultura e Pesca, os baixos-relevos como que ilustram o contributo da ação desenvolvida por Alfredo da Silva para o desenvolvimento nacional nas suas mais variadas vertentes económicas.

Ambos os baixos-relevos apresentam a mesma tipologia, ou seja, dois planos, um superior e outro inferior. As personagens do plano inferior encontram-se todas elas ajoelhadas, enquanto as do plano superior permanecem de pé. O baixo-relevo do lado esquerdo apresenta uma variante, já que nele aparece representada uma sétima personagem (no lado direito apenas seis), ainda para mais uma criança, numa provável alusão à Maternidade, um dos valores mais caros à ideologia do Estado Novo. Ponto em comum em ambos é o facto de todos os olhares estarem dirigidos para a mesma direção, isto é, para o interior da pirâmide, onde repousam os restos mortais do Industrial.

O baixo-relevo esquerdo, além da alusão à Maternidade já anteriormente mencionada, representa uma cena agrícola, onde os trabalhadores aparecem em pleno momento da ceifa, ilustrando a importância da CUF para o desenvolvimento agrícola do País, através do abastecimento de adubos químicos.

O baixo-relevo situado do lado direito apresenta uma cena de carácter industrial, com os trabalhadores representados a empunhar os mais variados instrumentos de trabalho. Não podemos esquecer que Alfredo da Silva era, aquando da sua morte, o detentor do maior complexo industrial do País, sendo que só nas fábricas do Barreiro tinha sob a sua direção milhares de operários. www.cm-barreiro.pt/pages/621
Data
Origem https://www.flickr.com/photos/21446942@N00/49728379037/
Autor Portuguese_eyes
Localização da câmara 38° 39′ 58,42″ N, 9° 04′ 01,95″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/49728379037. Ela foi revisada em 4 de abril de 2020 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

4 de abril de 2020

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°39'58.421"N, 9°4'1.945"W

0,0003125 segundo

38 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual18h05min de 4 de abril de 2020Miniatura da versão das 18h05min de 4 de abril de 20203 826 × 2 552 (1,86 MB)TmUploaded a work by Portuguese_eyes from https://www.flickr.com/photos/21446942@N00/49728379037/ with UploadWizard

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados