Ficheiro:Santuário de Sacaparte - Portugal (16315660351).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(3 866 × 2 118 píxeis, tamanho: 1,65 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

" As estórias de fantasmas, de bruxedos e de lobisomens contadas ao serão apresentam-nos também algo de absolutamente novo nos terrores nocturnos de crianças e até de adultos.

         É possível que algumas destas estórias nascessem como consequência dos terrores infundidos pelos frades do Convento da Sacaparte.
         Ainda há poucas décadas não tinha por ali sido inventada a eletricidade e, nas longas noites de Inverno, à volta da lareira, continuavam a contar-se os benefícios praticados pelos frades ao abrigo daquela instituição.
         Não admira, pois que toda a gente tivesse medo de passar nas proximidades daquele Convento, em ruínas desde há um século, principalmente durante a noite. (...)
         (...) Dizem as estórias contadas por toda a gente que, nas redondezas da Sacaparte, aparecem, a quem por ali passe de noite, sozinho, padres sem costas.
         É verdade que os contrabadistas ali passavam quase todas as noites com as cargas às costas, mas não passavam sozinhos, passavam ali, às dezenas, todas as noites, em fila indiana.
          Não se sabia, em concreto, de alguém a quem já alguma vez tivesse aparecido um padre nessas condições, mas também é verdade que nunca se ouviu dizer que alguém tivesse tido a coragem de passar por locais tão sagrados depois de a luz do dia se ter ido embora.
         Estes contos primam, no mínimo, pela originalidade. (...)
          (...) O valor histórico é enorme pois que em mil duzentos e sessenta e oito já era um dos maiores centros de peregrinação do nosso País. conforme conta no livro "Alfaiates na Órbita da Sacaparte", do Pe. Francisco Vaz(...)
         (...) Embora tratando-se de um lugar santo e de muitas peregrinações não deixa de ser um lugar temido e de que se contam muitas estórias, curiosas, umas, e apavorantes, outras. (...)
         (...) Uma estória muito curiosa está relacionada com o estado de destruição em que se encontra o Convento.
        Com efeito, depois de os frades terem sido expulsos do Convento, muita gente passou a ir buscar pedra de alvenaria já aparelhada, para construir as suas casas na freguesia e ficou de pé aquela parte que ainda hoje existe porque o Ti João Nobre também fez o mesmo que faziam todos os outros, só que ele saiu-se mal.
        Enquanto andava a transportar aquela pedra e a construir a casa, uma noite, durante o sono, ouviu uma voz que lhe dizia: " Não toques mais na pedra daquela casa porque aquela casa é sagrada."

Mas ele não fez caso e continuou a ir lá buscar pedra. Segunda vez ele ouviu a mesma voz a avisá-lo: " Não toques mais na pedra daquela casa porque aquela casa é sagrada."

       Mesmo assim ele não quis saber e continuou a ir lá buscar pedra. Só que, da terceira vez, a voz que ouviu, de noite, foi bem mais dura, pois disse-lhe:
                                                   " Tu, a casa construirás,
                                                       Mas nela não viverás".
        Mas nem este aviso pronunciado com uma dureza tão grande foi suficiente para o intimidar.

as consequências não se fizeram esperar: quando estava com os outros homens a subir a uma pedra para a parte superior da parede, já no primeiro andar, com a ajuda de um sarilho, único equipamento então existente para o efeito, o sarilho soltou-se, ele deixou-se apanhar por um dos estadulhos e ficou desfeito.

       A partir dessa altura ninguém mais teve coragem para dali tirar pedra e o Convento passou a ser considerado tão santo como a própria Capela."


Porfírio Ramos, Memórias de Alfaiates e Outras Terras Raianas, Edição do Autor, 2009 <a href="http://portugaleoutroslugares.blogspot.pt/2012/06/convento-de-sacaparte-alfaiates-sabugal.html" rel="nofollow">portugaleoutroslugares.blogspot.pt/2012/06/convento-de-sa...</a>
Data
Origem Santuário de Sacaparte - Portugal
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 40° 23′ 43,67″ N, 6° 53′ 35,72″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/16315660351. Ela foi revisada em 8 de maio de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

8 de maio de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

40°23'43.674"N, 6°53'35.718"W

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual01h17min de 8 de maio de 2019Miniatura da versão das 01h17min de 8 de maio de 20193 866 × 2 118 (1,65 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados