Floresta Negra
A Floresta Negra (em alemão: der Schwarzwald) é uma cordilheira do sudoeste da Alemanha, no estado (Land) de Baden-Württemberg, coberta por uma floresta boreal.[1][2][3] Ela é separada pelo vale do Reno do maciço dos Vosges, de que retoma a forma triangular e o tipo de relevo, mais elevado ao sul. O ponto culminante é o Feldberg, que atinge 1493 metros.
Região bastante irrigada, a Floresta Negra é atravessada pela linha divisória de águas entre o oceano Atlântico e o Mar Negro. O rio Reno contorna o maciço pelo sul e depois pelo oeste, recebendo como afluentes o Kinzig, o Murg e, somente em Mannheim, o rio Neckar, que atravessa o maciço em direção do norte com seus afluentes, o Enz e o Nagold. O rio Danúbio resulta da confluência do Breg e do Brigach e se dirige ao leste.
A Floresta Negra se classifica como uma Floresta Boreal.
Recursos naturais
[editar | editar código-fonte]A economia se concentra principalmente nos vales. A vida agrícola a associa à criação de gado e à cultura de cereais. A indústria trabalha principalmente com a madeira dos inúmeros pinheiros. A indústria têxtil e a relojoaria cedem lugar ao turismo. As fontes termais já eram conhecidas pelos romanos. As principais cidades da Floresta Negra são Friburgo em Brisgóvia, Lörrach, Baden-Baden, Villingen-Schwenningen, Titisee-Neustadt e Furtwangen.
Referências
- ↑ «guia-alemanha.com». www.guia-alemanha.com. Consultado em 8 de junho de 2019
- ↑ Welle (www.dw.com), Deutsche. «Roteiro de três dias na Floresta Negra | DW | 09.08.2018». DW.COM. Consultado em 8 de junho de 2019
- ↑ Mundo, Mapa do (16 de julho de 2018). «8 pontos turísticos da Alemanha (e muitas dicas para a viagem)». Mapa do Mundo. Consultado em 8 de junho de 2019