Geocódigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Geocodificação)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um geocódigo é um código que representa uma entidade (Localização ou objeto) geográfica. É um identificador exclusivo da entidade, para distingui-la das demais em um conjunto finito de entidades geográficas. Em geral, o geocódigo é um identificador curto e legível por humanos.

Geocódigos e entidades típicos representados por ele:

  • Código identificador de célula DGG (do inglês Grade Glocal Discreta). O identificador de uma célula de uma grade global discreta, tal como por exemplo um código Geohash (por exemplo, ~ 0,023 km² de célula 6vjyngd no centro do Brasil) ou um código OLC (por exemplo, ~ 0,004 km² de célula 58PJ642P + 4 no mesmo ponto).
  • Código postal, por exemplo o CEP brasileiro ou ZIP estadunidense. É representado por um polígono de uma área postal. Por exemplo o CEP 70040 representa a área central do Brasil, em Brasíla para distribuição postal.

Em computação os geocódigos são em geral tratados como tipo de dados atômico, e usados ​​principalmente para rotulagem, integridade de dados, marcação geográfica e indexação espacial.

Matematicamente, um sistema de geocódigos é uma função de hash que preserva a localidade de referência.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Existem alguns aspectos comuns entre vários geocódigos (ou sistemas de geocódigos) que podem ser usados como critério de classificação:

  • Propriedade: pago ou gratuito, se diferenciando por suas licenças.
  • Formação: o geocódigo pode ser originado de um nome próprio (ex: abreviação do nome oficial de um país) ou se originar de uma função matemática (algoritmo de código para comprimir latitude-longitude).
  • Alcance: global ou parcial. As entidades (representadas pelo geocódigo) estão ao redor do mundo (ex: pontos geográficos), são delimitados por seu tema (ex: apenas áreas terrestres) ou até pela jurisdição de uma propriedade (ex: apenas a área de um país).
  • Tipo de entidade representada: tipo geométrico. Ponto (o geocódigo pode ser traduzido para um Geo URI), uma unidade de tabela (o geocódigo está relacionado a um DGG) ou polígono (normalmente delimitações administrativas).
    • tabelas especiais hierárquicas, com uma cobertura global e unidades de mesma área, podem ser classificadas como células DGGS.
    • algumas entidades geográficas não padronizadas podem também serem classificadas pela seu sistema de coordenadas e referência na elípse (ex: UTM). O padrão de facto é o WGS84.
  • Escopo de uso: uso generalizado vs especializado (ex: geocódigos de aeroporto).
  • Hierarquia: a hierarquia sintática do geocódigo corresponde à hierarquia espacial das entidades representadas. Um geocódigo pode ser hierárquico (por nome ou tabela) ou não hierárquico.