Saltar para o conteúdo

Great White: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 55: Linha 55:
Os Whites continuam juntos, com exceção de McNabb, que saiu da banda em 2008 para se dedicar à carreira de ator.
Os Whites continuam juntos, com exceção de McNabb, que saiu da banda em 2008 para se dedicar à carreira de ator.
Em 2009, lançaram o álbum Rising. Em 2010, Jani Lane e Paul Shortino preencheram o cargo de Russell, que se recuperava de uma cirurgia do intestino.
Em 2009, lançaram o álbum Rising. Em 2010, Jani Lane e Paul Shortino preencheram o cargo de Russell, que se recuperava de uma cirurgia do intestino.


[http://murodoclassicrock4.blogspot.com/2011/10/great-white-discografia.html Biografia e Discografia do Great White no Muro do Classic Rock]





Revisão das 22h47min de 15 de outubro de 2011

Great White

Great White é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, no ano de 1978. Tiveram muita popularidade nos anos 1980 e começo dos 90. Lançaram a maioria de seus álbuns no fim dos anos 80 e ganharam espaço na MTV com clipes como "Once Bitten, Twice Shy", com o pico do sucesso da banda vindo em 1989, no lançamento de "... Twice Shy".

Continuaram a lançar material novo durante os anos 90, embora nada nesse material tenha sido feito nos EUA. Em 2003, o Great White foi parar nas manchetes dos jornais devido ao incêndio na casa de shows The Station, em West Warwick, Rhode Island, uma tragédia que matou 100 pessoas, inclusive Ty Longley, guitarrista dos Whites há três anos.


História

Anos 1980

O Great White começou a carreira sob o nome de Dante Fox, com sua primeira apresentação em 1981, no The Trombadour, em Hollywood, California. Depois de gravar várias demos, os roqueiros escolheram Alan Niven como empresário, que já tinha trabalhado no selo independente Greenworld em Torrance, California, e que tinha ajudado Mötley Crüe a se lançar na carreira solo. Niven sugeriu que a banda substituísse Dante Fox por outro nome depois de ver o vocalista Jack Russell apresentar o guitarrista Mark Kendall, durante um solo, como "Mark Kendall, the Great White", por causa de seu cabelo loiro-claro, sua Fender Telecaster branca e a roupa e os sapatos da mesma cor.

Em 1982, na formação clássica da banda, com Jack Russel, Mark Kendall, Gary Holland na bateria e Lorne Black no baixo, o Great White gravou e lançou um EP de cinco faixas, "Out of The Night", pelo selo independente do empresário Niven, Aegan. Além de lançar o EP, o empresário da banda convenceu as rádios de Los Angeles KMET e KLOS-FM a colocarem as músicas de Out of The Night na programação. Os Whites passaram de repente de públicos de 100 pessoas em pequenos clubes locais para shows com milhares de espectadores, em lugares como Perkins Palace em Pasadena, The Palace em Hollywood e The Country Club em Reseda. Na cidade de Valencia, os roqueiros tocaram para 6.200 espectadores no Six Flags Magic Mountain. No final de 1983, a banda assinou um contrato com a EMI, e logo em 1984, o Great White abria turnês no Reino Unido, EUA e Canadá para várias bandas de grande sucesso, como a Slide It In do Whitesnake, Defenders of the Faith do Judas Priest, e logo também na própria: Shot in the Dark, que marcou a chegada do baterista Audie Desbrow. Nesta época, a banda trocou de gravadora ao assinar um contrato com a Capitol Records, que relançou a turnê de Shot in the Dark, durante a qual o tecladista e guitarrista Michael Lardie juntou-se ao ex-Dante Fox. O Great White caiu na estrada junto com a banda Dokken, aproveitando-se, numa nova turnê, do auge de seu enorme sucesso.

Sucesso que cresceu ainda mais em 1987, com o lançamento de "Once Bitten...", que continha os hits "Rock Me" e "Save Your Love". Em abril de 1988, "Once Bitten" ganhou disco de platina.

A banda continuou na crista da onda com "Twice Shy" em 1989, que continha o maior hit dos Whites, "Once Bitten, Twice Shy", um cover da música de Ian Hunter, que também era uma coqueluche no Reino Unido. No mesmo ano o álbum da banda americana ganhou dois discos de platina e o Grammy de Melhor Performance de Hard Rock. A modelo Bobbie Brown (também conhecida por participar no clipe "Cherry Pie" de Warrant) aparecia no clipe de "Once Bitten, Twice Shy". O Great White terminou a década de 80 com a turnê de seu maior sucesso e ainda abrindo shows para bandas como Bon Jovi.

Em 1990, os Whites participaram da série Hard'N'Heavy, que fazia uma sequência de apresentações, entrevistas e clipes de várias bandas de metal e hard rock; muitas também empresariadas por Alan Niven. Um ponto alto da série é o show beneficente Children of the Night Benefit concert in L.A., em que participaram até Slash e Duff do Guns N'Roses, para arrecadar fundos para crianças sem-teto e vítimas de violência sexual.

Anos 1990

Logo em janeiro de 1990 a banda apresentou "House of Broken Love" no American Music Awards. Em Março, fizeram a primeira turnê no Japão. Voltaram aos EUA para um megashow a ser realizado no Dia Memorial da Guerra de Secessão, que ficou conhecido como The World Series of Rock, onde o Great White tocou com Whitesnake, Skid Row, Bad English, e Hericane Alice.

Depois do World Series, gravaram mais dois álbuns para a Capitol, Hooked, que ganhou disco de ouro, e Psycho City. Hooked teve duas turnês: uma solo e outra com os Scorpions. A turnê britânica de Psycho City foi feita em companhia do Kiss.

Em 1993, a Capitol lançou a coletânea The Best of Great White: 1986–1992, enquanto os roqueiros estavam no estúdio, gravando o próximo disco, Sail Away. Antes de promover o álbum, porém, passaram sete meses se apresentando em bares de beira de estrada. Lardie afirma que "foi a turnê mais longa que fizemos sem nenhuma parada." Mas o Great White manteve o mesmo fôlego ao lançar "Sail Away" pelo selo Zoo Recors em 1994, com uma turnê de um ano e meio pelo Reino Unido. Em 1996, a banda mudou de gravadora outra vez, lançando "Let It Rock" pela Imago Records.

Em 1999, os Whites saíram na turnê de seu novo álbum "Can't Get There from Here" com as bandas Ratt, Poison, e L.A. Guns. A música "Rollin' Stoned" chegou ao número 8 da parada Mainstrem Rock Tracks da Billboard.

Dispersão (2000-2001)

Em 20 de janeiro de 2000, Mark Kendall anunciou sua saída do Great White, logo depois de declarações idênticas de Audie Desbrow e Sean McNabb. Kendall foi substituído pelo guitarrista Matthew Johnson. Desbrow, claramente insatisfeito com a situação financeira da banda, postou em seu site uma crítica a Russell e Lardie, que afirmavam terem sido demitidos do Great White. Enquanto isso, havia rumores de que Sean McNabb havia sido demitido por querer ver os livros de contabilidade dos empresários que administraram a banda. Apesar de contar com apenas um membro da formação original, foi anunciado um novo álbum da banda em 2000. No início dos trabalhos, algumas das músicas novas foram tocadas por John Kalodner sob o selo Columbia Records. Mas a concordância mútua de que "a magia havia acabado", o projeto de gravação foi abandonado.

Em 5 de novembro de 2001, Jack Russell anunciou o fim do Great White. Em31 de dezembro a banda fez um show de despedida no Galaxy Theatre de Santa Ana, CA. Kendall e McNabb também tocaram nesta apresentação de adeus, gravada para o CD Thank You... Goodnight!, lançado pela Knight Recors, que trazia as inéditas "Back to the Rhythm" e "Play On".

Fake White (2002-5) Em 2002, por causa da dificuldade de conseguir público em apresentações solo com uma banda de apoio, Jack Russell contatou Kendall, que também não conseguiu alavancar sua carreira-solo. Mas concordou em ganhar a estrada junto com Russell e seus músicos por um tempo e permitiu que usassem novamente o nome Great White. A turnê consistia basicamente em replays de clássicos da banda e algumas músicas solo de Russell, estendeu-se até o início de 2003.

Numa entrevista à ExtraTV em 2006, Russell chama este período de "Fake White", dizendo que "carregávamos o mesmo nome e tentávamos soar como o Great White, mas estávamos apenas fazendo um cover de nós mesmos."

O incêndio trágico no The Station

O Great White voltou aos holofotes nacionais norte-americanos em 20 de fevereiro de 2003. No início de uma performance na casa de shows The Station, em Rhode Island, um spray inflamável usado para efeitos pirotécnicos no show provocou um incêndio que se espalhou desde a proteção acústica do clube e matou cem pessoas, inclusive o guitarrista Ty Longley. Em 2008, a banda indenizou os parentes das vítimas em US$ 1 mi, a quantia máxima que o seguro da banda conseguiu levantar. A ONG United Way of America ajudou com US$3,8 mi.

Apesar de a imprensa referir-se à tragédia como "acidente no show do Great White", os músicos persistiam em dizer que a apresentação no The Station não significava uma nova reunião da banda. Muitas pessoas tem, erroneamente, a performance trágica do The Station e os shows beneficentes que os Whites fizeram até 2005 para arrecadar fundos para indenizar as vítimas como apresentações oficiais do grupo. Nesta época, os White até fariam de fato uma turnê, que foi cancelada por "motivos médicos" - o vício de Jack Russell em álcool e cocaína. O vocalista entrou na reabilitação e a banda num longo hiato, do qual ambos saíram em 2007.

Back to The Rythm e Rising (2006-8)

No fim de 2006, Mark Kendall anunciou a reformação clássica do Great White, includindo McNabb, Desbrow, Russell e Lardie, que tocaram juntos pela primeira vez em muitos anos num show beneficente em Hollywood. Os Whites continuam juntos, com exceção de McNabb, que saiu da banda em 2008 para se dedicar à carreira de ator. Em 2009, lançaram o álbum Rising. Em 2010, Jani Lane e Paul Shortino preencheram o cargo de Russell, que se recuperava de uma cirurgia do intestino.


Biografia e Discografia do Great White no Muro do Classic Rock


Referências

^ a b Jeffries, David. "Great White Biography". Allmusic. Rovi Corporation. Retrieved 4 April 2011. ^ "Slash Video Appearances". Slash's Official Fan Site. October 2005. Retrieved 4 April 2011. "SLASH, Duff McKagan and Great White appear in footage from the Children of the Night Benefit in Los Angeles." ^ "great white w/ slash n duff - jam @ children of the night". YouTube. 27 March 2006. Retrieved 4 April 2011. ^ Mark Kendall's Statement Upon Leaving Great White[dead link] ^ Desbrow, Audie (20 September 2000). "Great White Drummer Gets Fired and Goes Off on the Band". Metal Sludge. Archived from the original on 10 February 2001. Retrieved 4 April 2011. ^ "20 Questions with Ex-Great White Drummer Audie Desbrow". Metal Sludge. 26 September 2000. Retrieved 4 April 2011. ^ Great White Official Statement, 20 September 2000[dead link] ^ McNeice, AJ (2002). "Interview with Jack Russell". MelodicRock.com. Retrieved 4 April 2011. ^ "This Day in Rock History for November 5". Gods Of Rock.com. Retrieved 4 April 2011. ^ Jack Russell's statement upon leaving Great White[dead link] ^ Great White 9/3/2003 Interview at www.1heavymetal.com ^ "Jack Russell To Bring Great White Back To Life On Upcoming Tour". Blabbermouth.net. Roadrunner Records. 2 November 2002. Retrieved 4 April 2011. ^ "Former Great White Duo Announce Additional Dates". Blabbermouth.net. Roadrunner Records. 28 November 2002. Retrieved 4 April 2011. ^ a b c Tucker, Eric (2 September 2008). "Great White offers $1M to settle fatal fire suit". Associated Press. Retrieved 3 September 2008. "The band does not admit any wrongdoing as part of the settlement, which requires the approval of the more than 300 people suing, among other conditions. [...] Biechele is covered under the settlement, as are lead singer Jack Russell and other members of the band at the time of the fire. The settlement also covers the record label, manager and management company of the band at the time of the fire. [...] Great White's insurer is covering the settlement. The insurer has previously said that $1 million was the maximum amount of the band's insurance policy."[dead link] ^ Goodnough, Abby (17 February 2008). "5 Years After a Nightclub Fire, Survivors Struggle to Remake Their Lives". The New York Times. Retrieved 18 October 2009. ^ "No Pyrotechnic Mention In Great White's Rider". The Smoking Gun. 21 February 2003. Retrieved 4 April 2011. ^ More News on “Jack Russell’s Great White”[dead link] ^ "Great White Play First Full Show Since Rhode Island Tragedy". Blabbermouth.net. Roadrunner Records. 23 July 2003. Retrieved 4 April 2011. ^ "Great White Cancel Tour". Blabbermouth.net. Roadrunner Records. 31 August 2005. Retrieved 4 April 2011. ^ a b Steffens, Charlie (3 February 2007). "Chasing His Demons: An interview with Jack Russell of Great White". KNAC. Retrieved 4 April 2011. ^ "Great White Frontman Gets Great New Look". ExtraTV. 24 May 2006. Retrieved 4 April 2011. ^ "Jack Russell (Great White) interview". Metal Express Radio. April 2004. Retrieved 4 April 2011. ^ Lafon, Mitch (14 May 2006). "Great White Frontman Jack Russell - "It’s Our 25th Anniversary Next Year And I’m Trying To Pull The Original Guys Back Together Again"". Brave Words & Bloody Knuckles. Retrieved 4 April 2011. ^ "Great White 3 Years After the Club Fire". Sleaze Roxx. 29 September 2006. Retrieved 4 April 2011. ^ Great White News and Interviews[dead link] ^ Elliott, Mike (12 February 2008). "Komodo Rock Talks With Jack Russell Of Great White". KomodoRock.com. Retrieved 4 April 2011. ^ Sharpe-Young, Garry (2009). "Great White". MusicMight. Retrieved 4 April 2011.