Saltar para o conteúdo

Hidrografia da África: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bisbis (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.94.87.41, para a última versão por 201.2.95.144
Linha 17: Linha 17:
{{esboço-geografia}}
{{esboço-geografia}}


[[Categoria:Rios da África]]
[[Categoria:Rios da África]]ulkg
~çnas ja jhz aj fduigfagafkjbc vbhcnmzjhud jbcm jbxknc jsbz kicm \klyuc

Revisão das 00h02min de 1 de outubro de 2008

A África é um continente extenso e possui grandes bacias hidrográficas.

Rio Nilo

Na África está localizado um dos rios mais extensos do mundo, o Nilo, com 6.670 km de comprimento, dos quais 2 mil km correm em pleno deserto.

Esse rio, de grande importância histórica, nasce próximo ao lago vitória, com o nome de Nilo Branco, e segue rumo ao norte, onde, na cidade de Cartum, capital do Sudão, se une ao Nilo Azul, cujas nascentes se situam no marciço da Etiópia (ou Abissínia). Ao se juntarem, passam a formar um único curso de água, que atravessa o deserto do Saara com o nome de rio Nilo, indo desembocar no mar Mediterrâneo. A foz do Nilo é um imenso delta de grande proveito para a atividade agrícola, praticada na região há milhares de anos.

Para o desenvolvimento da agricultura em todo o vale do Nilo, a população ribeirinha sempre dependeu das enchentes do rio. Mas, por causas da curta duração dessas cheias, durante boa parte do ano a população ficava sem água para o plantio, embora o solo, que havia sido inundado, permanecesse fértil.

Para solucionar o problema, no início do século XX (1902), construiu-se no Nilo a barragem de Assuã e varios canais de irrigação nas suas margens, permitindo assim cultivos permanentes. A ampliação da barragem, em 1969, e a formação do lago Nasser aumentaram significativamente a área irrigada do vale do Nilo, no se médio curso.

Entretanto, no baixo curso e no delta do rio, a diminuição do fluxo de água, com a consegüente diminuição das cheias, e a redução da carga de nutrientes conduzidos pelas águas do Nilo têm acarretado o empobrecimento do solo nessas áreas, prejudicando a produtividade agrícola. Cerca de 95% dos nutrientes que o rio Nilo conduziria para o delta acabam ficando retidos na represa.

Rio Congo

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

ulkg

~çnas ja jhz aj fduigfagafkjbc vbhcnmzjhud jbcm jbxknc jsbz kicm \klyuc