iRAM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de I-RAM)

iRAM é um produto da Gigabyte Technology, ou Gigabyte. É um dispositivo de armazenamento, que pode ser usado como um HD, de memória sólida, ou SSD. Ele tem custo menor do que o típico para esse tipo de dispositivos por usar memória DDR convencional.

O iRAM pode ser descrito como uma placa PCI que contém 4 slots para memória DDR, um controlador SATA e bateria recarregável.

Ele pode ser populada com chips de memória de até 1 Gb, o que permite atingir até 4 gigabytes. O controlador SATA é chamado "inteligente" pela companhia, de onde supõe-se vir o i do nome. Por último, a bateria recarregável garantiria uma autonomia de 15 horas para os dados contidos nas memórias RAM, que são voláteis. A bateria pode ser automaticamente recarregada quando o PC é ligado novamente à tomada. Um ponto também interessante é que, se o PC estiver desligado, mas conectado à tomada, a memória continuará a ser alimentada e, portanto, seu conteúdo não se perderá.

As análises de diversos artigos sugerem que, devido à taxa de transferência de memória ser muito alta, o sistema seria capaz de superar a banda disponível nas interfaces SATA atuais, de cerca de 150 Mbytes/s. Também nas próximas interfaces, chamadas SATA II, com 300 Mbytes/s, o desempenho máximo ainda não seria atingido.

Um ponto importante promissor para dispositivos como o iRAM é que, devido a inexistência de partes mecânicas, o desempenho em acesso aleatório pode ser muito melhor, uma vez que, em memória RAM, o tempo de acesso aleatório é muito semelhante ao tempo de acesso sequencial. Isto o tornaria mais adequado para armazenar bases de dados multiusuárias, onde o acesso aleatório é muito importante.

Existem rumores de um novo produto, chamado iRAM 2, no qual em vez de memórias DDR, estariam sendo usadas memórias DDR2 e interface SATA II, colocadas em uma caixa isolada, colocada externamente ao PC, ou colocada no local da atual unidade de disco flexível[1]. Apesar dos rumores, ainda não há informações sobre o produto no sitio da Gigabyte Technology.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. VR-Zone: Gigabyte i-RAM 2 Info acessado em 15 de agosto de 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]