Saltar para o conteúdo

Igreja de São Roque (São Roque)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Roque, São Roque.

A Igreja de São Roque localiza-se na freguesia de São Roque, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Serviu primitivamente como igreja paroquial da antiga freguesia de Rosto de Cão, mais tarde desmembrada nas freguesias de São Roque e Livramento.

A primeira notícia que se conhece a seu respeito encontra-se numa carta datada de 30 de Julho de 1568, pela qual se verifica que foi acrescentada da côngrua do respectivo vigário. O primeiro vigário desta paróquia foi, segundo Gaspar Frutuoso, o padre Pêro Cão, que nela serviu mais de quarenta anos, acreditando-se que o topónimo Rosto de Cão, dado a este lugar, tenha qualquer ligação com o nome daquele sacerdote.

No decurso do século XVII sofreu obras de conservação e ampliação. Desse modo, a 3 de janeiro de 1619, a Mesa da Consciência e Ordens ordenou fosse posta em pregão a obra para o retábulo, e que também fossem feitos alguns novos ornamentos. Mais tarde, em 23 de Agosto de 1623, a mesma Mesa de Consciência ordenava a construção do arco da capela-mor.[1]

Novos melhoramentos tiveram lugar no século XVIII. Desse modo, em 1734, foi adquirido um sino e obtiveram-se vários ornamentos. No ano de 1737 fizeram-se obras de pedreiro e de entalhador tanto na capela como na sacristia.

Notas

  1. Arquivo dos Açores, vol V. p. 275
  • Jornal Açores, 1955.