Bandeira da Comunidade Autónoma do País Basco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ikurriña)
Ikurriña com proporções oficiais

A Ikurriña é a bandeira oficial do País Basco (Espanha) desde a aprovação do estatuto de autonomia em 1979.[1] Também é utilizada de forma mais geral —e, às vezes, de forma controvertida— como bandeira basca nos sete territórios tradicionais de Euskal Herria.

Foi criada en 1894 pelos irmãos Luis e Sabino Arana (o fundador do Partido Nacionalista Basco), e num princípio correspondia, dentro da série de bandeiras que desenharam, à que identificava o território de Vizcaya. Posteriormente passou a representar aos sete territórios bascos e, com a constituição da comunidade autônoma do País Basco ou Euskadi, se adoptou como sua bandeira oficial.

Notas e Referências

  1. Articulo 1º referente al nombre y articulo 5º referente a la bandera oficial. Estatuto de Autonomía del País Vasco O artigo 5 do Estatuto de Autonomia diz assim: "A bandeira do País Basco é a bicrucífera, composta de aspa verde, cruz branca sobreposta e fundo vermelho." Publicou-se no Boletim Oficial do Estado no dia 22 de dezembro de 1979, núm. 306, [pág. 29357]
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da Comunidade Autónoma do País Basco