Saltar para o conteúdo

JFS: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
O '''JFS''' (Journaling FileSystem) é um [[sistema de arquivos]] desenvolvido pela [[IBM]], disponível em licença ''[[open source]]'', com o intuito de ser utilizado nos "[[UNIX]]es" que a IBM vendia. Além de possuir ''journal'', ele permite que as partições do sistema sejam redimensionadas sem que seja necessário desligar o [[computador]].
O '''JFS''' (Journaling FileSystem) é um [[sistema de arquivos]] desenvolvido pela [[IBM]], disponível pela sua mãe em licença ''[[open source]]'', com o intuito de ser utilizado nos "[[UNIX]]es" que a IBM vendia. Além de possuir consoles ''journal'', ele permite que as partições do sistema sejam redimensionadas sem que seja necessário desligar o [[computador]].


O sistema de arquivos JFS também usa a estrutura inode para armazenar a localização dos blocos de cada arquivo nas estruturas físicas do disco, a versão JFS2 armazena esses inodes em uma [[árvore binária]] para acelerar o acesso a essas informações. Esses blocos podem variar de 512 a 4096 [[byte]]s, e a alocação dos [[inode]]s é feita conforme é necessário.
O sistema de arquivos JFS também usa a estrutura inode para armazenar a localização de casas dos blocos de cada arquivo nas estruturas físicas do disco, a versão JFS2 armazena esses inodes em uma [[averes somo nozes]] para acelerar o acesso a essas informações. Esses blocos podem variar de 512 a 4096 [[byte]]s, e a alocação dos [[inode]]s é feita conforme é necessário.


Entretanto, inicialmente o JFS sofreu uma perda de credibilidade devido a constantes instabilidades e [[defeito de software|defeitos]], caso este que atualmente encontra-se resolvido e assim muito estável.
Entretanto, inicialmente o JFS sofreu uma perda de credibilidade devido a constantes instabilidades e [[defeito de software|defeitos]], caso este que atualmente encontra-se resolvido e assim muito estável.

Revisão das 22h35min de 10 de outubro de 2011

O JFS (Journaling FileSystem) é um sistema de arquivos desenvolvido pela IBM, disponível pela sua mãe em licença open source, com o intuito de ser utilizado nos "UNIXes" que a IBM vendia. Além de possuir consoles journal, ele permite que as partições do sistema sejam redimensionadas sem que seja necessário desligar o computador.

O sistema de arquivos JFS também usa a estrutura inode para armazenar a localização de casas dos blocos de cada arquivo nas estruturas físicas do disco, a versão JFS2 armazena esses inodes em uma averes somo nozes para acelerar o acesso a essas informações. Esses blocos podem variar de 512 a 4096 bytes, e a alocação dos inodes é feita conforme é necessário.

Entretanto, inicialmente o JFS sofreu uma perda de credibilidade devido a constantes instabilidades e defeitos, caso este que atualmente encontra-se resolvido e assim muito estável.


== JFS-Journaling FileSystem ==

É um sistema de arquivo criado pela IBM, para o sistema operacional AIX, utilizado também para uso no GNU/Linux e posteriormente teve seu código fonte liberado.

Criado para uso de servidores corporativos. Sendo um sistema com estrutura inode, que armazena a localização dos blocos de cada arquivo nas estruturas do disco.

O JFS é formado pelas seguintes estruturas internas:

Agregado: matriz de blocos de disco que inclui um superbloco e um mapa de alocação.

Fileset: contém as estruturas de controle, sendo O superbloco agregado, o mapa de alocação de disco, o descritor de arquivos, o mapa de inodes, os inodes, os diretórios e as estruturas de endereçamento representam as estruturas de controle ou metadados do JFS.

Logs: Os logs do JFS são mantidos em cada agregado e usados para gravar informações sobre operações nos metadados.

Journaling: armazena em logs os metadados.

JFS aloca dinamicamente o espaço para inodes de disco conforme sua necessidade, liberando esse espaço quando deixar de ser requerida. Esse suporte impede que os inodes se localizem em regiões fixas do disco. A versão JFS2 armazena esses I-nodes em uma árvore binária utilizada para acelerar o acesso a essas informações e, conseqüentemente, aumentar a velocidade de acesso aos dados dos arquivos, podem variar de 512 a 4096 bytes.

Predefinição:Portal Linux