Barão de Vila Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Joaquim José Gomes da Silva)
Barão de Vila Maria.

Joaquim José Gomes da Silva, Barão de Vila Maria, filho do Pe. Joaquim José Gomes da Silva (falecido em Cáceres, em 1839 e personalidade de destaque em Mato Grosso, nos acontecimentos que precederam e se seguiram à Rusga), teve por mãe Rosa Thereza Inocência do Nascimento, e uma única irmã de nome Augusta Amália Carolina do Nascimento.

Casou-se em 29 de janeiro de 1847, em Poconé, com sua prima de segundo grau, Maria da Glória Pereira Leite, (Fazenda Jacobina, a 22 de abril de 1831 – Corumbá, em 22 de setembro de 1903), filha do coronel João Pereira Leite, indo se estabelecer mais ao sul de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, pioneiro, fundou a histórica Fazenda Firme, que se tornou importante centro da pecuária da região.

O Barão de Vila Maria e Maria da Glória Pereira Leite, a Baroneza de Vila Maria.

Teve participação direta nos acontecimentos da invasão paraguaia pelas tropas de Solano Lopes, quando teve os campos de sua fazenda, tomados pelo invasor a fim de suprir-se de gado na fase da Guerra do Paraguai. Foi também importante político, filiado ao partido Conservador, e ocupou vários cargos de destaque na administração provincial em Mato Grosso.

Faleceu a 4 de abril de 1876, em Montevidéu, a bordo do vapor Madeira, que o conduzia de regresso da Corte à Mato Grosso.

Em reconhecimento aos serviços prestados ao país, em 21 de junho de 1862, houve por bem, o Imperador D. Pedro II , outorgar a Joaquim José Gomes da Silva, fazendeiro e lavrador no distrito de Albuquerque, hoje Mato Grosso do Sul, o título nobiliárquico de Barão de Vila Maria.

Após o falecimento dos pais, a Fazenda Firme ficou para o filho do casal, Joaquim Eugênio Gomes da Silva, de apelido Nheco (que depois virou nome do seu primeiro filho) e sua esposa, Maria das Mercês Gomes da Silva, que ao final da guerra, desbravou novamente a região e, fundou e povoou a Nhecolândia, denominação a ele atribuída, dessa importante região do pantanal Sul-Mato-grossense. Tornou-se também importante pecuarista da região.

Referencias bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • José de Mesquita - Genealogia Mato-grossense
  • Luis-Philippe Pereira Leite - Vila Maria dos Meus Maiores
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Barão de Vila Maria
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.