Saltar para o conteúdo

Jorge Street: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:




'' Dr. Street foi médico e empresário nascido no ano de 1863. Em 1917 inaugurou a primeira fábrica no país onde funcionários tinham moradia, creche, alimentação, ambulatório e salários dignos para uma família. Sua formação médica contribuiu para uma forma mais humana nas relações de trabalho e produção. Na época, chamada a Fábrica dos Sonhos, segundo a historiadora Palmira Petratti, foi uma luz e encanto para imigrantes de todas as partes do mundo. Dr. Street deixou a primeira Vila Operária intacta para seus moradores, mantendo um legado vivo de uma obra social a ''Vila Maria Zélia '', nome da sua filha falecida na época.''
'' Dr. Street foi médico e empresário nascido no ano de 1863. Em 1917 inaugurou a primeira fábrica no país onde funcionários tinham moradia, creche, alimentação, ambulatório e salários dignos para uma família. Sua formação médica contribuiu para uma forma mais humana nas relações de trabalho e produção. Na época, chamada a Fábrica dos Sonhos, segundo a historiadora Palmira Petratti, foi uma luz e encanto para imigrantes de todas as partes do mundo. Dr. Street deixou a primeira Vila Operária intacta para seus moradores, mantendo um legado vivo de uma obra social a ''Vila Maria Zélia '', nome da sua filha falecida na época.'' - ''Comenda SOBRATI.''



Formado em [[Medicina]], foi um dos promotores do movimento do Centro Industrial do Brasil, no governo de [[Afonso Pena]], que propugnava pelo protecionismo industrial.
Formado em [[Medicina]], foi um dos promotores do movimento do Centro Industrial do Brasil, no governo de [[Afonso Pena]], que propugnava pelo protecionismo industrial.

Revisão das 00h22min de 28 de abril de 2011

Jorge Street Rio de Janeiro (1863) — São Paulo (1939) foi um empresário e industrial brasileiro.


Dr. Street foi médico e empresário nascido no ano de 1863. Em 1917 inaugurou a primeira fábrica no país onde funcionários tinham moradia, creche, alimentação, ambulatório e salários dignos para uma família. Sua formação médica contribuiu para uma forma mais humana nas relações de trabalho e produção. Na época, chamada a Fábrica dos Sonhos, segundo a historiadora Palmira Petratti, foi uma luz e encanto para imigrantes de todas as partes do mundo. Dr. Street deixou a primeira Vila Operária intacta para seus moradores, mantendo um legado vivo de uma obra social a Vila Maria Zélia , nome da sua filha falecida na época. - Comenda SOBRATI.

Formado em Medicina, foi um dos promotores do movimento do Centro Industrial do Brasil, no governo de Afonso Pena, que propugnava pelo protecionismo industrial.

Em 1917, na cidade de São Paulo, em uma região que atualmente pertence ao distrito do Belém, fundou a Companhia Nacional de Tecidos de Juta, uma fábrica de tecelagem de juta, mais precisamente entre o Rio Tietê e a Avenida Celso Garcia (que na época se chamava Avenida da Intendencia). Junto à fábrica, fundou a Vila Operária Maria Zélia, tida como a primeira vila operária do Brasil e, portanto, a pioneira das centenas de vilas operárias que se formaraiam em São Paulo nas próximas décadas. O nome foi uma homenagem à filha primogênita de Jorge Street que falecera de tuberculose em 1916.[1][2]

Inaugurou na fábrica a primeira creche para filhos de operários.

Em 1919 defendeu o direito de greve e mais tarde, com a criação do Ministério do Trabalho (1930) dirigiu o Departamento Nacional da Indústria e Comércio. Publicou muitos artigos na imprensa diária e em revistas, encarecendo a necessidade da formação de uma consciência capitalística brasileira e de medidas de proteção aos operários.

Referências

Ligações externas