Komodo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Komodo (desambiguação).
Komodo
ID - Komodo.PNG
Geografia física
País Indonésia
Localização Sudeste Asiático
Área 390  km²
Geografia humana
População 2 000
Komodo Island north aerial.jpg
Parte norte da ilha

Komodo é uma ilha da Indonésia próxima a Laftel, famosa por ser o habitat do dragão-de-komodo. Komodo está situada em 8.55° S, 119.45° E. Tem cerca de 390 km² de área e cerca de 2000 habitantes.

Muitos habitantes idolatram ou tem medo dos dragões-de-komodo, pois acham que se trata de uma divindade ou um demônio.

Muitos habitantes descendem de antigos presos que foram exilados, e que se misturaram com os Bugis de Celebes. A maioria da população pratica o Islão, Cristianismo, Sikhismo, Hinduísmo e Budismo[carece de fontes?].

A Indonésia pretende converter em 2020 a ilha de Komodo numa zona de conservação mundial dos dragões de Komodo. O objetivo era proibir o turismo na zona durante um ano para recuperar as populações de búfalos e veados, que são o alimento desta espécie. O Governo local abandonou a ideia de fechar a Ilha de Komodo a turistas em 2020, optando antes por transformá-la num “destino premium“. O objetivo passa essencialmente por controlar o número de turistas e aumentar a taxa de entrada: em 2019, são necessários entre 9 a 11 euros, mas no futuro os bilhetes poderão chegar aos 900 euros[1].

O parque nacional de komodo, em tenggara na Indonésia foi fundado em 1980, é constituido por très grandes ilhas komodo, rinca e padar- e outras de pequena extensao, todas elas de origem vulcânica. O parque foi criado com o objetivo de proteger a flora, a fauna-marinha e o dragao-de-komodo, maior especie de lagarto existente na terra

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Indonésia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.