Lide (jornalismo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lead)
Ir para: navegação, pesquisa

Em jornalismo, o lide, ou lead no original inglês, é a primeira parte de uma notícia, geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo que lhe segue e pretende prender-lhe o interesse.[1] [2] [3] A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.

De uma maneira geral, o lide deve responder a o quê, quem, quando, onde, como e porquê se deu o acontecimento central da história.

O lide deve, portanto, informar qual é o facto jornalístico noticiado e as principais circunstâncias em que ele ocorre. Segundo Adelmo Genro Filho, em “O Segredo da Pirâmide”, o lide deve descrever a maior singularidade da notícia.

Já o lide do texto de reportagem, ou de revista, não tem necessidade de responder imediatamente às seis perguntas. A sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem, do assunto a ser abordado.

O lide deve ser objetivo, evitando a subjetividade, e pautar mais pela exatidão, linguagem clara e simples. O leitor ganha interesse pela notícia quando o lide é bem elaborado e coerente.

Referências

  1. «Significado / definição de lide no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 2015-12-27. 
  2. «Significado / definição de lead no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». priberam.pt. Consultado em 2015-12-27. 
  3. «lide». infopédia. Consultado em 2015-12-27.