Lifetime value

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ícone de esboço Este artigo sobre propaganda e marketing ou sobre um publicitário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Lifetime value (LTV) ou "Valor do tempo de vida do cliente" é uma métrica do marketing e vendas que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por um cliente.

Este cálculo leva em consideração o valor e recorrência de compras, incluindo aí produtos e serviços derivados (ou seja, acessórios e serviços complementares a um previamente adquirido).[1]

Ex.: Caso o Cliente X costume gastar $ 100 por mês em sua empresa e, geralmente, permaneça utilizando seu produto por 8 meses, seu LTV será igual à $ 800.

Formas de aumentar o LTV[editar | editar código-fonte]

O desafio das estratégias de marketing e vendas é aumentar o LTV a partir do aumento de uma (ou das duas) variável neste cálculo, o que significa:

  • Encontrar formas de prolongar a permanência deste indivíduo como cliente (extendendo a recorrência de compra - neste exemplo, buscar formas que o cliente utilize o produto por mais tempo), ou;
  • Aumentar o valor gasto por transação (em marketing chamado "ticket médio", em modelos comerciais freemium de "ARPPU - Average Revenue Per Paying User") o que, neste exemplo, significaria que este mesmo cliente gastará mais que $ 100 por mês[2].

O uso do valor do tempo de vida do cliente como uma métrica de marketing proporciona maior ênfase no serviço ao cliente e na sua satisfação no longo prazo (incluindo fidelidade de marca, recompra, up-selling e cross-selling ), sendo este processo melhor do que investir apenas no curto prazo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Rust, Roland (2001). O valor do cliente: o modelo que está reformulando a estratégia corporativa Bookman [S.l.] 
  2. Rodrigues, JC (2016). Brincando de deus: Criação de Mundos Virtuais e Experiências de Imersão Digitais Marsupial Editora [S.l.] 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.