Fiorde de Lim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Limfjorden)
Localização do Limfjorden no norte da Dinamarca
Uma ponte cruza o Fiorde de Lim unindoAlburgo e Nørresundby

Fiorde de Lim (em dinamarquês: Limfjorden) é um estreito no norte da Dinamarca que separa a ilha de Vendsyssel-Thy da península da Jutlândia. Estende-se entre o canal Thyborøn no mar do Norte ao município de Hals no Categate e tem aproximadamente 180 km de comprimento. Tem forma irregular, com várias baías, estreitos e ilhas, principalmente Mors. A maior profundidade está em Hvalpsund (24 metros). O seu principal porto é Aalborg,[1] onde um caminho de ferro e uma ponte viária foram construídas para passar por cima do fiorde, em Nørresundby, enquanto a autoestrada E45 passa através de um túnel a leste.

Lim é notável pelos seus saborosos mexilhões (Mytilus edulis).[2] Os gourmets apreciam as suas ostras que são consideradas de extraordinário tamanho e qualidade.

História[editar | editar código-fonte]

Lim esteve originalmente ligado com o mar do Norte. Canuto, o Grande navegou pelas suas águas no ano de 1027 no seu regresso à Inglaterra. Segundo o historiador Saxão Gramático ficou fechado por volta de 1200. Em 3 de fevereiro de 1825 uma inundação furou uma abertura, o chamado canal Agger, a norte de um istmo de 13 km de comprimento e menos de 1 km de largura, o Agger Tange, que tinha até então unido Vendsyssel-Thy com o resto da Jutlândia.

Em 1862, outra inundação perfurou outra abertura, o canal Thyborøn, através do resto de Agger Tange (veja-se imagem de satélite). O canal Agger foi enchendo-se continuamente com areia e foi encerrado em 1877.

Referências

  1. A ortografia preferida oficial é Alburgo desde reforma ortográfica da língua dinamarquesa de 1948. Mas Aalborg excetua-se desta reforma e continua a escrever-se com Aa.
  2. Ver: [1] Arquivado em 12 de maio de 2005, no Wayback Machine.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Limfjord».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Fiorde de Lim