Lusito (vela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

O Luzito é um barco histórico em Portugal. Trata-se de um das primeiras embarcações usadas no ensino e prática de vela, como desporto, utilizadas em Portugal.

Este monotipo de origem portuguesa surgiu nos anos 40 do Séc XX. Foi criado por Rodolfo Fragoso e pelo Mestre Carpinteiro João Brites, com base no "Cap Cod" Canadiano. Embora se encontre o nome deste pequeno barco-escola escrito com "s", de acordo com o rótulo do projecto assinado por José. S. Brites, o nome desta embarcação deve escrever-se com, "z". (ver - www.luzito.net) As suas características fizeram do Luzito a embarcação de ensino de vela para as crianças e jovens (Lusitos) filiados na mocidade Portuguesa.

Era uma embarcação de dimensões reduzidas, com cerca de 2,45m de comprimento. Tinha o mastro e a retranca ocas, patilhão móvel, armação Sloop-Marconi com vela grande e estai concebido para 1 tripulante. Estas características tornavam a embarcação muito leve e veloz.

Ver também[editar | editar código-fonte]