Múltiplas entradas e múltiplas saídas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MIMO)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
MIMO explorar a propagação multicaminho para multiplicar a capacidade de transmissão

Em telecomunicações, múltiplas entradas e múltiplas saídas (ou MIMO do inglês, Multiple-input and multiple-output) é um método utilizado em sistemas de comunicação sem-fio para multiplicar a capacidade de transmissão utilizando múltiplas antenas de transmissão e recepção explorando a propagação multicaminho.[1]

As técnicas MIMO foram incorporadas em diversos padrões de comunicação devido ao grande ganho de desempenho que elas proporcionam. Como exemplo tem-se o LTE (Long Term Evolution), WiMax, HSPDA, e 802.11n(WiFi).

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

O aparelho utilizado é um roteador wireless, que disponibiliza o tráfego das informações em canais paralelos, aumentando assim a velocidade e diminuindo a ocorrência de quedas na transmissão. Para isto, o roteador MIMO apresenta fisicamente instalado mais de uma antena, as quais possibilitarão maiores chances de envio dos arquivos.

Caracteriza-se pelo emprego de multiplas antenas, para transmissao e recebimento de dados, possibilitando a convergencia de sinal para velocidades acima de 600 Mb/s. Ou Wireless N.

Referências