Manjuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaManjuba
Manjuba.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Clupeiformes
Família: Engraulidae
Género: Anchoviella
Espécie: A. lepidentostole
Nome binomial
Anchoviella lepidentostole

A manjuba, pititinga, ginga ou manjubinha (Anchoviella lepidentostole), algumas vezes confundida com a piaba da água doce, é um peixe clupeiforme da família Engraulidae. Habita as zonas mais superficiais dos rios de água doce tropicais. Atinge, no máximo, cerca de 12 cm de comprimento.

Características Gerais[editar | editar código-fonte]

As manjubas vivem em água salgada e são encontradas pelo litoral do Brasil, com vida curta de 3 anos e 4 meses, começando seu ciclo de reprodução após 1 ano de vida. Como a maioria dos peixes, possuem escamas na pele e glândulas que produzem uma espécie de muco. Este muco facilita o deslizamento dos peixes na água e protege seu corpo contra a entrada de microorganismos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Nas primeiras chuvas do ano ocorre a piracema das manjubas: O macho e a fêmea lançam suas gametas na água ao mesmo tempo. Quando as gametas se encontram dá-se origem aos ovos onde nascerão os filhotes. A fecundação, portanto, é externa. Na maioria das vezes, milhares de ovos se formam, embora poucos cheguem a fase adulta. Isso se dá porque muitos filhotes e ovos fazem parte da alimentação de outros animais.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.