Melifagídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Meliphagidae)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMelifagídeos
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Família: Meliphagidae
Géneros
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Melifagídeos

Os melifagídeos[1] (Meliphagidae) são uma família de aves passeriformes pertencentes à subordem Passeri.[2] O nome da família advém do grego meliphago, palavra constituida por meli (mel) e phago (comer). É uma referência ao comportamento dos membros desta família, que se alimentam essencialmente do néctar das flores.

O grupo é bastante comum na Austrália, Nova Guiné e arquipélagos do Oceano Pacífico incluindo o Hawaii. A Oeste da linha de Wallace, os melifagídeos são inexistentes. A família Meliphagidae é composta por cerca de 180 espécies, classificadas em 27 géneros (segundo a taxonomia de Sibley-Ahlquist. As famílias mais próximas são os pardalotídeos, petroicídeos e os malurídeos. Todos estes grupos evoluíram a partir de um ancestral comum, pertencente à família Corvidae.

Os melifagídeos alimentam-se sobretudo de néctar de flores, tal como os beija-flores nectarinídeos do Velho Mundo e os beija-flores troquilídeos das Américas. As semelhanças entre estes grupos são resultantes do fenómeno de evolução convergente, e não resultantes da partilha de um ancestral comum.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Estão descritos 55 géneros, entre eles:[3]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. p. 191. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 23 de abril de 2022 
  2. «Meliphagidae | COL». www.catalogueoflife.org. Consultado em 5 de maio de 2023 
  3. «Search». COL. Consultado em 5 de maio de 2023