Mesquita Juiuxi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mesquita Juyushi)

Mesquita Juiuxi ( árabe : الجامع الجيوشى «Mesquita dos Exércitos») foi construída por Badre Aljamali, que era amir aljuiuxe (امير الجيوش «Comandante dos exércitos») para o Califado Fatímida. A mesquita foi completada em 478 H / 1085 sob o patrocínio de Almostancir. Foi construído em uma extremidade do Mocatã para garantir uma boa visão do Cairo.[1] No Império Otomano, a mesquita provavelmente foi usada pelos dervixes como um mosteiro.

Características[editar | editar código-fonte]

O fundamento da mesquita tem uma inscrição que identifica a estrutura como um mausoléu (em árabe: مشهد «santuário»).[2] O edifício tem uma cúpula e um minarete. Há um pequeno pátio no centro da mesquita. A entrada é uma porta para o minarete localizado ao lado da sala de oração. Existem dois quartos, um de cada lado do minarete, que atuam como um eixo rectangular com uma segunda parte que recua, onde há uma cúpula semelhante à que está acima do mirabe. O minarete é decorado com uma cornija de muqarnas.[2]

Uma característica marcante do interior é o mirabe, que é enquadrado por um painel de bandas alternativas de inscrições e decorações do Alcorão com folhas de estilo árabe, tudo em estuque esculpido. Esta mesquita / maxade também foi conhecida como um monumento de vitória que comemora a restauração da ordem do vizir Badre ao imame Almostancir.[3]

Acima da entrada há uma inscrição[4] que começa com os versículos do Alcorão 72:18 e 9: 108

E os lugares de adoração são para Deus, então não invoque ninguém junto com Deus. Nunca fique lá dentro. Há uma mesquita cujo fundamento foi estabelecido desde o primeiro dia em piedade; É mais digno de estar ali. Nela há homens que adoram ser purificados; e Deus ama aqueles que são purificados.

O registo continua:

A construção de ... Maxade ... ordenado por ... imame Almostancir ... que a benção de Deus esteja com ele ... seus antepassados, os imames puros ... faça sua palavra prevalecer e enganar a sua inimigos ... enquanto buscam o bom prazer de Deus ... Moarrão 478.

O mirabe é feito de estuque esculpido com espirais sobre o arco. No exterior do mirabe está a inscrição dos versículos 24:11, 24:36, 24:37 e 10:23.

Aqueles que apresentaram a mentira são um corpo entre vocês, eles pensam que não é um mal para você, pelo contrário, é bom para você. A cada um deles, o pecado que ele ganhou. E para aquele que assumiu a liderança entre eles, será uma grande pena.
Nas casas, que Deus permitiu elevar a honra; para a celebração, neles, de Seu nome. Neles, ele é glorificado nas manhãs e nas tardes. Para os homens a quem nem tráfico nem mercadoria podem se desviar da Memória de Deus, estabelecendo a Oração ou dando Caridade: Seu medo é para o Dia em que os corações e os olhos serão transformados.
Mas quando ele os liberta, eles transgredem de forma insolente pela terra, desafiando a verdade. Ah, a humanidade! sua insolência é contra suas próprias almas, o gozo da vida do presente: no final, para nós é o seu retorno, e mostraremos a verdade de tudo o que fez.

Os versículos 48: 1-5 estão inscritos em torno do octógono da cúpula.

Na verdade, nós lhe concedemos uma vitória manifesta. Que Deus perdoe seus fracassos do passado e aqueles que se seguem; Cumprimente seu favor com você e guie-o no caminho certo. E que Deus pode ajudá-lo com poderosa ajuda. Ele é o único que enviou tranquilidade aos corações dos fiéis, para que possam acrescentar fé à sua fé; porque a Deus pertencem as Forças dos céus e da terra; e Deus está cheio de conhecimento e sabedoria. Para que ele admita os homens fiéis e as mulheres fiéis, aos jardins abaixo dos quais os rios fluem, habitar neles e eliminar seus males; e isto é, aos olhos de Deus, a maior conquista.

No topo da cúpula há uma estrela de seis pontas formada pelas palavras Muhammad e Ali, cada uma repetida três vezes, sob a forma de um medalhão. Ao redor da estrela inscrita no versículo 35:39.

É o único que o fez herdeiro na Terra. Se, então, alguém rejeitar, sua rejeição é contra si, sua rejeição, aumenta o ódio pelos negadores aos olhos de seu Senhor. Sua rejeição, aumenta para desfazer.

Restauração[editar | editar código-fonte]

No século XX, a mesquita estava arruinada. Depois de se ter estudado o estado da estrutura, a mesquita foi reconstruída pela comunidade de Dawoodi Bohra sob a liderança de Syedna Mohammad Burhanuddin. Os elementos arquitectónicos de outras estruturas fatímidas no Egito foram utilizados como pistas sobre o que colocar durante a restauração.

Referências

  1. al Juyushi: A Vision of the Fatemiyeen. [S.l.]: Graphico Printing Ltd. 6 de dezembro de 2002. ISBN 978-0953927012 
  2. a b Islamic Architecture in Cairo: An Introduction. [S.l.: s.n.] 1989 
  3. Al-Juyushi Mosque http://archnet.org/library/sites/one-site.jsp?site_id=3391 Arquivado em 5 de janeiro de 2014, no Wayback Machine.
  4. The Cult of 'Alid Saints in the Fatimid Monuments of Cairo. Part I: The Mosque of al-Aqmar ,por Williams, Caroline, Muqarnas p.39-41