Museu Nacional de Conímbriga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Nacional de Conímbriga
Museu Nacional de Conímbriga
Entrada principal
Tipo Museu arqueológico
Inauguração 1962 (62 anos)
Website
Geografia
País Portugal
Localidade Condeixa-a-Velha
Coordenadas 40° 05' 54" N 8° 29' 25" O
Mosaico nas ruínas

O Museu Nacional de Conímbriga, anteriormente denominado Museu Monográfico de Conímbriga, é um museu arqueológico português dedicado à preservação das relíquias da antiga cidade romana de Conímbriga, localizado a 16 km de Coimbra, na antiga freguesia de Condeixa-a-Velha.

O museu foi fundado em 1962, e administra também as ruínas da cidade, que foi habitada entre os séculos IX a.C. e VII-VIII d.C. Os romanos chegaram ali no século I a.C., encontrando um povoado florescente, mas logo introduziram sua civilização na região e a cidade entrou em uma nova fase de crescimento, que continuou até as invasões bárbaras do século V, entrando daí em declínio. O sítio arqueológico das ruínas é Monumento Nacional desde 1910. O museu preserva um acervo diversificado, distribuído por 31 núcleos temáticos, incluindo estatuária, fragmentos de decoração e objetos de uso quotidiano.

Sendo um Museu Nacional, este entra na lista de museus com entrada livre aos domingos e feriados (durante todo o dia, para residentes em Portugal), estando sempre aberto às segundas-feiras.

Apenas é possível visitar um sexto do complexo arqueológico, mas em breve será possível explorar uma área mais alargada daquelas ruínas históricas.

Em 2022, registou 132.004 entradas, sendo um dos monumentos mais visitados do país.[1]

Referências

  1. Sofia (21 de abril de 2023). «Os 10 monumentos mais visitados do país». Casa Yes. Consultado em 31 de janeiro de 2024 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu Nacional de Conímbriga
Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.