Ojo (Lagos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ojo
  LGA  
Localização
Ojo mostrado no Estado de Lagos
Ojo mostrado no Estado de Lagos
Ojo mostrado no Estado de Lagos
Ojo está localizado em: Nigéria
Ojo
Ojo mostrado no Estado de Lagos
Coordenadas 6° 28' N 3° 11' E
País  Nigéria
Estado Lagos
Características geográficas
Fuso horário WAT (UTC+1)

Ojo é uma área de governo local e cidade [1] no estado de Lagos, na Nigéria. A Lagos State University está localizada em Ojo.

Ojo está localizado na seção terminal leste do Rodovia Costeira Trans-Oeste Africana, a cerca de 37 km a oeste de Lagos. É parte da Área Metropolitana de Lagos.

Localização de Ojo na Área Metropolitana de Lagos

Ojo é um distrito essencialmente residencial, embora contenha alguns dos principais mercados, incluindo o Alaba International Market, o mercado de gado de Alaba (Alaba Rago), o antigo complexo Lagos International Trade Fair e o mercado de Iyana-Iba. Também abriga as sedes divisionais de 81 divisões Exército Nigeriano e da Vila da Marinha.

Transporte[editar | editar código-fonte]

O transporte é principalmente por estrada. A Rodovia Costeira Trans-Oeste Africana atravessa a parte leste-oeste da cidade e a divide em metades norte e sul. O caminho de Olojo, a estrada velha de Ojo, a estrada de Kemberi e a estrada de Alaba são as principais estradas na metade sul da cidade. Na metade norte, o caminho do Chefe Esan, a estrada Iyana-Ipaja, a estrada Ibo-Elerim, são as principais estradas.

Os serviços de balsa e lanchas rápidas estão disponíveis através do riacho Badagry e do rio Ojo, com o píer principal localizado no distrito de Ojo, na saída Olojo. Uma linha ferroviária de Lagos a Badagry através da Ojo está em construção e espera-se que ela alivie os engarrafamentos perpétuos dentro da área.[2]

Festivais[editar | editar código-fonte]

Ojo é conhecido pelo festival Olojo, durante o qual o Olojo usa a coroa. Outros festivais incluem Oro, que atraiu controvérsia para elementos anti-mulheres do festival.[3]

Referências

  1. «NigeriaCongress.org». Consultado em 19 de junho de 2019. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2004 
  2. «When will light rail take off?». Consultado em 19 de junho de 2019 
  3. «Changing face of Oro festival». Consultado em 19 de junho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Lagos–relacionados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Lagos (estado) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.