Opisthobranchia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Opistobrânquio)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOpistobranchia
Ocorrência: Cambriano - Recente
Aplysia californica
Aplysia californica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Orthogastropoda
Ordem: Opisthobranchia
Subordens
Acochlidioidea

Cephalaspidea
Sacoglossa
Anaspidea
Notaspidea
Thecosomata
Gymnosomata
Sacoglossa
Soleolifera
Nudibranchia

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Opisthobranchia

Opisthobranchia[1] é uma subclasse de moluscos gastrópodes marinhos que inclui os animais conhecidos como "lesmas do mar" e "borboletas-do-mar"[2]. Os opistobrânquios foram considerados como sub-classe até à reorganização taxonómica do grupo com base em critérios de genética[3] .

O grupo caracteriza-se pela concha muito reduzida ou inexistente e manto ausente. O sistema respiratório consiste numa única brânquia, localizada na zona posterior ao coração. É esta característica que dá o nome ao grupo, do grego opistho (posterior) e branchia (brânquia). Os opistobrânquios têm dois pares de tentáculos sensoriais.

Referências

  1. Infopédia. «opistobrânquio | Definição ou significado de opistobrânquio no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 27 de julho de 2021 
  2. Infopédia. «borboleta-do-mar | Definição ou significado de borboleta-do-mar no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 27 de julho de 2021 
  3. Opisthobranchia em Animal Diversity Web (em inglês) acessado a 3 de junho de 2009
Ícone de esboço Este artigo sobre moluscos, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.