Saltar para o conteúdo

Canoa polinésia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
GRS73 (discussão | contribs)
m Revertidas edições por Ronwilliams, para a última versão por 187.21.176.207
Linha 6: Linha 6:
== História ==
== História ==


O primeiro ''outrigger'' na [[América do Sul]] foi trazido pelo brasileiro [[Fábio Paiva]], em [[2000]]. A canoa de 13,8 metros, batizada de ''Lanakila'' ("vencedora" ou "conquistadora" em havaiano), serviu de molde para a fabricação das demais canoas do gênero, inclusive a primeira canoa a ser introduzida na [[Argentina]]. Vários clubes foram criados desde a virada do século.
O primeiro ''outrigger'' na [[América do Sul]] foi trazido pelo brasileiro [[Ronald Zander Williams]], em [[2000]]. A canoa de 13,8 metros, batizada de ''Lanakila'' ("vencedora" ou "conquistadora" em havaiano), serviu de molde para a fabricação das demais canoas do gênero, inclusive a primeira canoa a ser introduzida na [[Argentina]]. Vários clubes foram criados desde a virada do século.


[[Categoria:canoagem]]
[[Categoria:canoagem]]

Revisão das 01h36min de 24 de dezembro de 2009

Outrigger é o nome genérico da embarcação de origem polinésia que tem como peculiaridade um segundo casco que serve de estabilizador, permitindo que mantenha sua velocidade sem comprometer a sua estabilidade.

História

O primeiro outrigger na América do Sul foi trazido pelo brasileiro Ronald Zander Williams, em 2000. A canoa de 13,8 metros, batizada de Lanakila ("vencedora" ou "conquistadora" em havaiano), serviu de molde para a fabricação das demais canoas do gênero, inclusive a primeira canoa a ser introduzida na Argentina. Vários clubes foram criados desde a virada do século.

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.