Palazzo della Pantanella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palazzo Pantanella)
Vista do palácio na Piazza della Bocca della Verità.

Palazzo della Pantanella é um palácio localizado na Via dei Cerchi, no rione Ripa de Roma, de frente para a Piazza della Bocca della Verità.

História[editar | editar código-fonte]

O palácio foi construído entre 1878 e 1881 por Pio Scarselli[1] e por ordem de Michelangelo Pantanella para abrigar escritórios e os fornos da "Società dei Molini e Pastificio Pantanella", a primeira fábrica de Roma. Na época, todo o vale do Circo Máximo ainda era sede de vários estabelecimentos industriais, incluindo uma fábrica de gás, graças ao vasto espaço plano disponível, à disponibilidade de água e à proximidade do Tibre[2].

Fachada de frente para o Circo Máximo.

Em 1929, a Pantanella, na época propriedade da Società dei Molini e Magazzini Generali di Roma e refundada como "Società molini e pastificio Pantanella", se transferiu para o novo Pastificio Pantanella na Via Casilina, perto da Porta Maggiore. A implantação da Via dei Cerchi passou por grandes obras de demolição e re-sistematização da zona entre o Campidoglio, o monte Aventino e a Ponte Testaccio, que incluíram, entre outras coisas, a liberação da região Circo Máximo dos edifícios industriais e a recuperação dos edifícios existentes; durante estas obras foi redescoberto o amplo Mitreu do Circo Máximo (conhecido como "Mitreu Pantanella"). Nesta época, a sede da Pantanella foi reestruturada para receber a sede do Museo della città di Roma, inaugurado em 21 de abril de 1930[3].

Em 1939, depois de menos de uma década, o museu foi fechado por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1952, o acervo foi transferido para o Palazzo Braschi. Atualmente, o edifício principal abriga escritórios da Comuna de Roma, enquanto que os grandes depósitos laterais, de frente para o Circo Máximo, abrigam, já desde os anos 30 do século XX, a Fondazione del Teatro dell'Opera di Roma, onde eram criados os cenários das peças e se conservam mais de 60 000 peças de roupa[4][5].

Nos anos 1970, assim como a maioria das fábricas romanas, a Pantanella faliu e, depois de um período de abandono e deterioração, a grande propriedade foi adquirida pela Acqua Pia Antica Marcia, que o reestruturou e o transformou para uso comercial e residencial[6].

Referências

  1. «Palazzo della Pantallea» (em italiano). InfoRoma 
  2. Muñoz, Antonio (maio de 1930). «Il Museo di Roma». Milano - Roma: Edizioni Bestetti e Tumminelli. Capitolium. Rassegna mensile del Governatorato (em italiano). VI (5) 
  3. «Storia del Museo» (em italiano). Museo di Roma 
  4. «Piazza della Bocca della Verita» (em italiano). Roma Segreta 
  5. «Via dei Cerchi» (em italiano). Roma Segreta 
  6. «La nostra storia» (em italiano). Appartamenti Porta Maggiore