Papagaio-da-nova-zelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPapagaio-da-Nova-Zelândia
Kea.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Strigopidae
Género: Nestor
Espécie: N. notabilis
Nome binomial
Nestor notabilis
(Gould, 1856)

O papagaio-da-nova-zelândia (Nestor notabilis), chamado ainda de kea, é uma ave da ordem Psittaciformes, família Strigopidae. Mede, em média, 48 cm de comprimento.

Apresenta uma plumagem verde-oliva e tem um bico muito resistente: diz-se que ele é capaz de despedaçar uma chapa de ferro fundido. Como todos os seus parentes, sente-se melhor nas árvores do que no chão e voa bem.

Alimenta-se principalmente de brotos e folhas tenras e, na primavera, lambe o néctar das flores. Come também os insetos e larvas que encontram no chão e é necrófago, isto é, alimenta-se de carcaça de animais (carneiros). Ele vive em pequenos bandos e passa o verão nas montanhas. Se o inverno não for muito rigoroso, ele ficará aí o ano todo: é o único papagaio do mundo que pode viver na neve. É um animal brincalhão e cheio de curiosidade.

Um papagaio-da-Nova-Zelândia sobrevoando seu habitat natural.

Foram observados Keas procriando durante todo o ano, menos no outono. O período reprodutivo principal deles dura de Julho a Janeiro. Eles aninham em covas debaixo de pedras ou entre raízes de árvore. Os Keas botam de dois a quatro ovos, e incuba os ovos durante três a quatro semanas. Estes papagaios são altamente sociais, vivem em grupos de família até que eles alcançam a maturidade sexual. Os Machos são sexualmente maduros depois de quatro ou cinco anos, enquanto fêmeas podem se tornar sexualmente maduras já com três anos de idade. O sistema de acasalamento é polígamo. Machos lutam para dominar e a hierarquia é rígida.

É uma ave mal vista pelos criadores de carneiros da Nova Zelândia e Austrália. Já foram noticiados que estas aves atacam rabanhos de carneiros, pousando em suas costas e bicando a região lombar e das costelas,alimentando-se da gordura e resultando em ferimentos que poderão afetar a saúde dos carneiros. Por este motivo, muitos criadores de carneiros tem uma relação hostil com estas aves.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.