Saltar para o conteúdo

Pedra parideira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OTAVIO1981 (discussão | contribs)
Desfeita a edição 36199259 de 2.81.184.112
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Pedras Parideiras da Serra da Freita 5.jpg|thumb|upright=1.12|Pedras Parideiras da [[Serra da Freita]]]]
[[Ficheiro:Pedras Parideiras da Serra da Freita 5.jpg|thumb|upright=1.12|Pedras Parideiras da [[Serra da Freita]]]]
'''Pedras Parideiras''' são um fenómeno geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma [[rocha]]-mãe, um bloco nodular de origem [[granito|granítica]] com 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do [[granito]], a camada externa é composta por [[biotite]] e a interna possui um núcleo de [[quartzo]] e [[feldspato]] potássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por [[termoclastia/crioclastia]] deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.
'''Pedras Parideiras''' são pedras parideiras jura geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma [[rocha]]-mãe, um bloco nodular de origem [[granito|granítica]] com 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do [[granito]], a camada externa é composta por [[biotite]] e a interna possui um núcleo de [[quartzo]] e [[feldspato]] potássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por [[termoclastia/crioclastia]] deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.


As ''Pedras Parideiras'' simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.
As ''Pedras Parideiras'' simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.

Revisão das 13h34min de 24 de abril de 2014

Pedras Parideiras da Serra da Freita

Pedras Parideiras são pedras parideiras jura geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma rocha-mãe, um bloco nodular de origem granítica com 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do granito, a camada externa é composta por biotite e a interna possui um núcleo de quartzo e feldspato potássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por termoclastia/crioclastia deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.

As Pedras Parideiras simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.

As Pedras Parideiras estão situadas na Serra da Freita em Portugal e na Rússia, perto de S. Petersburgo.

São um fenómeno raro no Planeta Terra; este sendo o motivo para que se pede aos visitantes destes locais que não recolham pedras para uso pessoal.

A afirmação da existência de Pedras Parideiras noutras latitudes não é pacífica.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pedra parideira