Royal Cercle Sportif Libramontois

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de RCS Libramontois)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Libramontois
Logo-RCS-Libramontois-1.png
Nome Royal Cercle Sportif Libramontois
Alcunhas Les Mauves le RCSL
Fundação 04 de agosto de 1930 (87 anos)
Estádio Communal avenue d’Houffalize
Capacidade 6.800
Localização Libramont,  Bélgica
Competição Belgian Pro League
Website http://www.rcslibramont.be/
editar

O Royal Cercle Sportif Libramontois é um clube de futebol da Bélgica, que disputa atualmente a primeira divisão provincial da Província de Luxemburgo, equivalente ao quinto nível do futebol daquele país.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A origem do RCS Libramontois remonta ao ano de 1926, quando dois clubes de futebol surgiram no município de Libramont: o católico L'Avenir Libramontois Football Club e o liberal Jeunesse Sportive Libramontoise. Poucos anos mais tarde, os diretores de ambos os clubes decidiram unir-se, dando origem oficial ao Libramontois em agosto de 1930. [1] O clube juntou à federação belga com a matrícula 1590, que possui até os dias de hoje.

O clube começou as disputas oficiais na terceira divisão provincial, sendo promovido à segunda em 1932 (na época o mais alto nível provincial). Obteve nova promoção em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, subindo para a Terceira Divisão nacional, mas caiu de volta para as divisões provinciais no ano seguinte. Nos anos seguintes o clube continuou alternado entre o mais alto nível provincial e o mais baixo nível nacional.

Na temporada 1949/50 o clube conseguiu seu melhor ranking, terminando a Terceira Divisão do Campeonato Belga em 9º lugar e permanecendo na mesma para o ano seguinte. Logo em seguida, a federação belga instituiu a Quarta Divisão Nacional, para onde o Libramontois foi realocado. Permaneceu nela até 1955, quando voltou a cair para a divisão provincial, subindo novamente 1956 e novamente caindo em 1959.

Nos anos sessenta a equipe chegou a cair para um nível provincial mais baixo, mas voltou ao mais alto nos anos 70. Em 1981, a equipe voltou a disputar as divisões nacionais, ao ser promovido à Quarta Divisão. Foi também quando o clube completou seu cinquentenário, ganhando oficialmente a alcunha de “Royal” pela federação belga de futebol. Chegou a terminar em 3º lugar em 1988, mas nas décadas de 80 e 90 o clube alternou promoções e rebaixamentos entre a Quarta Divisão Nacional e a divisão provincial.

Em 1999, obteve a terceira colocação provincial.[2]

Na época 2005-06, derrotou o FC Le Lorrain Arlon fora de casa por 1 - 0, mas foi eliminado pelo R. Spa FC ao ser derrotado por 2 - 0. [3]

Referências

  1. sítio br.soccerway.com (n.d.). «RCS Libramontois». Consultado em 15 de Novembro de 2012. 
  2. RSSSF (n.d.). «Belgium Provincial Levels (Fifth to Eighth) 1999/2000». sítio oficial (em inglês). Consultado em 15 de Novembro de 2012. 
  3. RSSSF (n.d.). «Belgium 2005/06». sítio oficial (em inglês). Consultado em 15 de Novembro de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Bandeira de BélgicaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol belgas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.