ARN-polimerase I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de RNA polimerase I)

A ARN-polimerase I,também denominada de Pol I, é uma enzima presente nos organismos eucariontes superiores que transcreve apenas o rRNA ou RNA ribossomal (mas não o rRNA 5S, que é sintetizado pela RNA polimerase III), um tipo de RNA responsável por mais de 50% do RNA total sintetizado em uma célula.[1] A Pol I é composta por 12 subunidades proteicas (polipéptidos). a Pol I executa 80% de toda a transcrição que ocorre na célula. Todas as 12 subunidades têm contrapartes idênticas ou relacionadas na ARN-polimerase II e ARN-polimerase III.

O processo de transcrição pela Pol I tem relativa pouca regulação (o rRNA para os ribossomas é sempre necessário em grandes quantidades). Consequentemente, a transcrição pela Pol I é um processo comparativamente simples, com poucos passos que requerem regulação. A Pol I transcreve o grande transcrito que codifica as subunidades de RNA 18S, 5.8S e 28S dos ribossomas de eucariotas. Os trancritos são clivados por snoRNAs. O rRNA 5S é transcrito pela Pol III. Devido à simplicidade da trasncrição pela Pol I, é a mais rápida das polimerases actuantes.

No processo de transcrição (por qualquer polimerase) existem três passos principais:

  1. Iniciação: a construção do complexo de RNA polimerase no promotor do gene, com ajuda de factores de transcrição.
  2. Elongação: a actual transcrição da maioria do gene em um correspondente sequência de RNA
  3. Terminação: a cessação da transcrição de RNA e a desagregação do complexo da RNA polimerase.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Russell, Jackie; Zomerdijk, Joost C.B.M. (1 de janeiro de 2006). Roberts, Stefan G.E.; Weinzierl, Robert O.J.; White, Robert J., eds. «The RNA polymerase I transcription machinery». Biochemical Society Symposia (em inglês). 73: 203–216. ISSN 0067-8694. doi:10.1042/bss0730203 
Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.