Retorno sobre o patrimônio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ROE)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: ROE redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Roe (desambiguação).

Retorno sobre o patrimônio, retorno sobre patrimônio líquido,[1][2][3] rentabilidade, rentabilidade líquida ou retorno sobre o capital (em inglês: Return On Equity, ROE) é um indicador financeiro percentual que se refere à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos. Isto é, o quanto ela consegue crescer usando nada além daquilo que ela já tem.

O ROE é frequentemente utilizado por investidores, acionistas, financeiras, e outras entidades para acompanhar o potencial e estabilidade de uma empresa.

Para se calcular o ROE, multiplica-se a margem líquida de uma empresa por seu giro de ativos e pela sua alavancagem financeira:

É possível calcular também a rentabilidade do capital próprio inicial e médio, bastando colocar no denominador o patrimônio líquido (PL) inicial ou a média entre os PL inicial e final.

Referências

  1. «Febraban: há percepção de lucros excessivos, talvez por forma de divulgação». ISTOÉ DINHEIRO. 3 de maio de 2017. Consultado em 15 de janeiro de 2019 
  2. Radar, Toro. «ROE - Retorno sobre o Patrimonio Líquido». www.tororadar.com.br (em inglês). Consultado em 15 de janeiro de 2019 
  3. «O que é passivo?». Dicionário de Negócios Sage. Sage Blog. Consultado em 15 de janeiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.