Radu o Belo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Radu (em romeno Radu cel Frumos, "Radu o Belo"; 1435-1475) foi voivoda da Valáquia mas destronado e reposto por várias vezes, sendo seu reinado mais duradouro de 1462 a 1473, contando sempre com apoio otomano principalmente contra seu meio irmão Vlad. Ambos eram filhos de Vlad II Dracul e foram deixados por este como reféns do Império Otomano. Após os assassinatos de Vlad II e seu primogênito Mircea em 1447, os turcos apontaram Vlad (segundo filho) como candidato ao trono, mas a despeito deste apoio, porém coerente com os princípios da Ordem do Dragão de seu pai, Vlad III se mostrou extremamente hostil aos otomanos, que instalaram Radu no seu lugar quando conseguiram invadir a Valáquia em 1462 e forçar o exílio de Vlad para a Transilvânia. O apoio de Radu ao poderoso Império Otomano garantiu sua relativa estabilidade no poder. Após 1473, entretanto, Radu teve seu reinado interrompido sucessivas vezes por Basarab o Velho (Basarab Laiotă cel Bătrân), sempre retornando curto período depois. Radu morreu em 1475, sendo novamente sucedido por breve reinado de Basarab, destronado com o retorno de Vlad III, mas reposto com a morte deste em batalha contra os turcos em 1476.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.