Espátula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Raspadeira)
 Nota: Para outros significados, veja Espátula (desambiguação).
Espatula
Tipo
Fabricação
Autor
Utilização
Usuário(a)
cozinheiro (en)
Uso
mixing (en)
spreading (d)
Espátulas romanas antigas no Museu Britânico

Uma espátula, também conhecida como salazar, raspador de massa, raspadeira, rapa-tachos e rapa-tudo,[1] é uma lâmina larga, plana e flexível usada para misturar, espalhar e levantar materiais[2] incluindo alimentos, medicamentos, gesso e tintas.

A palavra espátula deriva da palavra latina para um pedaço plano de madeira ou tala, uma forma diminuta do latim spatha, que significa 'espada' e, portanto, também pode se referir a um abaixador de língua em aplicações médicas.[3] As palavras (ferramenta de escavação) e espata são derivadas de forma semelhante. A palavra espátula é usada em inglês desde 1525.[4]

Uso em laboratório[editar | editar código-fonte]

Em laboratórios, espátulas e microespátulas são pequenos utensílios de aço inoxidável, usados ​​para raspar, transferir ou aplicar pós e produtos químicos ou tratamentos pastosos.[5] Muitas marcas de espátulas também são resistentes a ácidos, bases, calor e solventes, o que as torna ideais para uso com uma ampla gama de compostos.[6] Um tipo comum seriam as espátulas de aço inoxidável, que são amplamente utilizadas por serem resistentes e acessíveis. Eles são resistentes à deterioração por contato com água fervente, ácidos, bases e a maioria dos solventes. Alguns deles vêm com cabo de plástico policloreto de vinila ou madeira rebitada para melhor manuseio. As espátulas de poliestireno são feitas para pesquisadores porque são descartáveis, evitando possíveis contaminações que ocorrem frequentemente com espátulas reutilizáveis. Eles também são ideais para manusear produtos liofilizados ou realizar liofilização.

Referências

  1. Albuquerque, Mariana (9 de novembro de 2018). «Salazar: o "ditador" que ainda governa as cozinhas portuguesas». Notícias Magazine. Notícias Magazine 
  2. American Heritage Dictionary. Retrieved 2014-11-18.
  3. "Spatula", Collins Dictionary of Medicine, Robert M. Youngson 2004, 2005
  4. «Etymology OnLine». Consultado em 24 de maio de 2007 
  5. Harrison, Garry. «Microspatula». Consultado em 10 de agosto de 2013. Por exemplo, são excelentes para raspar, aplicar metilcelulose na lombada de um livro para remover o adesivo antigo, delaminar as camadas de papelão, levantar materiais delicados e ajudá-los a recolocá-los no lugar, durante a realização de tratamentos de reparo. Eles são feitos de aço inoxidável ou aço ferramenta e estão disponíveis em uma ampla variedade de formas e tamanhos. 
  6. «Lab Spatulas for sampling»