Recanto Maestro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Delimitação distrital nos arredores do Recanto Maestro. Dados do OpenStreetMap[1].

Recanto Maestro é uma localidade situada na região central do estado do Rio Grande do Sul.

A área é alvo de litígio entre as prefeituras de São João do Polêsine, Restinga Seca e Silveira Martins[2], sendo que existe o distrito de Recanto Maestro em São João do Polêsine e existe o distrito de Recanto Maestro em Restinga Sêca[3]. Juntos estes dois distritos tem continuidade territorial e formam uma mesma identidade territorial[4].

A localidade é famosa por abrigar vários condomínios de luxo[2] e os vários empreendimentos feitos pelo italiano Antonio Meneghetti, como a Antonio Meneghetti Faculdade, a Fundação Antonio Meneghetti e a Associação Brasileira de Ontopsicologia. Esta última produziu um filme intitulado Recanto Maestro: de um Local Abandonado a um Centro Internacional de Arte de Cultura Humanista[5], mostrando a evolução do distrito, desde o registro histórico sobre a imigração italiana até os dias atuais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. © contribuidores do OpenStreetMap. «Consulta à delimitação distrital nos arredores da localidade de Recanto Maestro utilizando Overpass Turbo.» 
  2. a b Recanto Maestro virou alvo de disputa envolvendo três municípios na Região Central
  3. «Lei Municipal Ordinária 3356/2018». Prefeitura Municipal de Restinga Seca. 16 de maio de 2018. Consultado em 25 de junho de 2018 
  4. «Recanto Maestro se tornou distrito pela segunda vez». Rádio Sobradinho. 17 de maio de 2018. Consultado em 26 de junho de 2018 
  5. «Filme Recanto Maestro». Consultado em 13 de novembro de 2014. Arquivado do original em 24 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.