Saltar para o conteúdo

Resolução de equações: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 25: Linha 25:


<math>x=2 \Leftrightarrow \frac{4(2)-5}{3}=\frac{(2)}{2} \Leftrightarrow \frac{3}{3}=\frac{2}{2} \Leftrightarrow 1=1</math>
<math>x=2 \Leftrightarrow \frac{4(2)-5}{3}=\frac{(2)}{2} \Leftrightarrow \frac{3}{3}=\frac{2}{2} \Leftrightarrow 1=1</math>
eu fui a praia mas não tive tempo por causa do serginho
eu estava na maior brincadeira quando minha mãe chamou e falou que eu não pudia tranzar


== Resolução de uma equação do segundo grau ==
== Resolução de uma equação do segundo grau ==

Revisão das 21h19min de 25 de março de 2010

Resoluções de equações do primeiro e segundo grau

As equações do 1º e do 2º grau são as de mais fácil resolução. Apresentaremos a seguir os métodos de resolução de cada uma delas separadamente.

Resolução de uma equação do primeiro grau

As equações do 1º grau são aquelas com o expoente da incógnita igual a 1.Para resolvê-las devemos seguir os seguintes passos:

  • Caso a equação esteja com a incógnita em formato fracionário, multiplica-se a equação pelo MMC dos denominadores das variáveis. Exemplo:

Atenção:esse passo apenas será necessário se a incógnita estiver em forma de fração,para números em forma de fração será mais fácil resolver a fração dividindo numerador por denominador!

  • Deveremos saber de antemão que a equação possui 2 membros,o 1º antes do sinal de igual e o 2º depois. Soma-se ou subtrae-se, multiplica-se ou divide-se os 2 membros até que apenas a varável esteja no primeiro membro. Geralmente, soma-se ou subtrae-se antes de multiplicar e dividir.
  • Por último, testa-se a raiz substituindo a incógnita da equação inicial pelo valor obtido. A raiz é valida se os dois membros forem iguais.
Exemplo

eu fui a praia mas não tive tempo por causa do serginho eu estava na maior brincadeira quando minha mãe chamou e falou que eu não pudia tranzar

Resolução de uma equação do segundo grau

Equação do 2º grau é toda aquela que se apresenta na forma:

, .

Onde é diferente de zero e representa o número que acompanha a incógnita ao quadrado, o que acompanha a incógnita a 1º potência, e um número desacompanhado de incógnita.

Fórmula de Bháskara

De acordo com o matemático indiano Bhaskara, temos 2 passos para resolver a equação:

  • 1°. Devemos achar um valor chamado (delta).

A fórmula que determina o valor de delta é a seguinte:

Exemplo

:

  • 2°. Agora que já aprendemos a calcular o valor do , vamos aprender a calcular o valor de . O valor de é dado pela seguinte fórmula:

Essa fórmula nos dá dois valores para : e .

Exemplo (continuação)

Portanto para a equação anterior temos:

Somando-se os passos acima temos a fórmula de Bhaskara completa:

oterial necessário é de turibilo ou seja a formação melh equação que se presentado na formula de Bhakara com equações do segundo grau incompletas

Cálculo por Soma e Produto

Ideal para valores inteiros e pequenos. Calcula-se o valor da soma das raízes e do produto . Então, fatora-se e combina-se os possíveis valores dos fatores do produto para saber quais têm soma . Note que, se , as raízes têm o mesmo sinal (neste caso, os fatores possíveis do produto terão sempre o mesmo sinal da soma), e se , as raízes têm sinais opostos (neste último caso, os fatores possíveis do produto podem ter qualquer um dos sinais e o sinal da soma equivale ao sinal da raiz de maior módulo).

Exemplo

. Se , logo . Portanto, para que o , ou . Como , então .

. Se , então uma raiz é negativa e outra é positiva. Se , então a raiz de maior módulo é negativa. Se e , então a raiz negativa será (pois seu módulo, , é o maior) e a raiz positiva será . Logo, e .

Nota

  • Quando for impossível achar o valor de devido ao fato de delta ser negativo podemos escrever no conjunto solução:

S= ou S= { }

  • Quando bastará escrever o valor de uma vez no conjunto solução.