São José (Itaboraí): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por Marcos Eugênio para a última versão por Biantez (Huggle)
Linha 3: Linha 3:
== História ==
== História ==


O bairro de São José é marcado por histórias e dentre elas se destaca a exploração do cimento na região que começou por volta do ano [[1928]],o calcário na região foi explorado pela Companhia de cimento Portland que encerrou essas atividades no ano de [[1984]]. O cimento de São José foi utilizado entre outas obras , na construção do Estádio Mário Filho [[Maracanã]](Um dos maiores estádios do mundo).
O bairro de São José é marcado por histórias e dentre elas se destaca a exploração do cimento na região que começou por volta do ano [[1928]],o calcário na região foi explorado pela Companhia de cimento Portland que encerrou essas atividades no ano de [[1984]][[Ficheiro:Sãojosé035.jpg]]. O cimento de São José foi utilizado entre outas obras , na construção do Estádio Mário Filho [[Maracanã]](Um dos maiores estádios do mundo).[[Ficheiro:Maracana-predefinicao.jpg]]
Outra obra da construção civil que se beneficiou do cimento de São José foi a [[Ponte Rio-Niterói]],uma das maiores obras da história,que beneficiou milhares de pessoas de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Região.
Outra obra da construção civil que se beneficiou do cimento de São José foi a [[Ponte Rio-Niterói]],uma das maiores obras da história,que beneficiou milhares de pessoas de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Região.[[Ficheiro:Rio de Janeiro Ponte Niteroi 38.JPG]]
Devido a essa grande concentração de cimento, foi criada a segunda fábrica de cimento no Brasil que mais tarde se chamaria Cimento Maúa (um dos cimentos mais populares do Brasil).
Devido a essa grande concentração de cimento, foi criada a segunda fábrica de cimento no Brasil que mais tarde se chamaria Cimento Maúa (um dos cimentos mais populares do Brasil).
[[Ficheiro:SãoJoséfábrica.jpg]]
A região também é rica em fósseis que foram descobertos à mais de 60 milhões de anos atrás, esses fósseis foram encontrados na Bacia Sedimentar de São José que é uma das menores bacias do Brasil, com 1.400 metros de comprimento (nordeste-sudoeste) e largura máxima de 500 metros. Essa bacia se formou devido a forças tectônicas que agem no interior da Terra ,formando um lago raso. Nas margens desse lago, vivia uma variada fauna, especialmente de mamíferos ,que originou um dos principais depósitos fósseis do país.
A região também é rica em fósseis que foram descobertos à mais de 60 milhões de anos atrás, esses fósseis foram encontrados na Bacia Sedimentar de São José que é uma das menores bacias do Brasil, com 1.400 metros de comprimento (nordeste-sudoeste) e largura máxima de 500 metros. Essa bacia se formou devido a forças tectônicas que agem no interior da Terra ,formando um lago raso.[[Ficheiro:SãoJosé030.jpg]] Nas margens desse lago, vivia uma variada fauna, especialmente de mamíferos ,que originou um dos principais depósitos fósseis do país.
Do ponto de vista geológico,as rochas sedimentares que formam a Bacia se dividem em 3 sequências distintas: A primeira, que forma o assoalho da bacia, é constituído por diversos tipos de calcário: o tavertino um mais maciço e cinzento e um calcário oolítico-pisolítico de aspecto característico. Nessas camadas são geralmente encontrados gastrópodes (moluscos), vegetais e alguns mamíferos.
Do ponto de vista geológico,as rochas sedimentares que formam a Bacia se dividem em 3 sequências distintas: A primeira, que forma o assoalho da bacia, é constituído por diversos tipos de calcário: o tavertino um mais maciço e cinzento e um calcário oolítico-pisolítico de aspecto característico. Nessas camadas são geralmente encontrados gastrópodes (moluscos), vegetais e alguns mamíferos.[[Ficheiro:Sãojosé018.jpg]]
Desde 1984, a água subterrânea e a chuva foram preenchendo a depressão deixada pela a atividade de mineração.
Desde 1984, a água subterrânea e a chuva foram preenchendo a depressão deixada pela a atividade de mineração.



Revisão das 21h09min de 10 de novembro de 2009

É um bairro de Itaboraí pertencente ao 6º distrito. É considerado um dos bairros mais importantes do município.

História

O bairro de São José é marcado por histórias e dentre elas se destaca a exploração do cimento na região que começou por volta do ano 1928,o calcário na região foi explorado pela Companhia de cimento Portland que encerrou essas atividades no ano de 1984Ficheiro:Sãojosé035.jpg. O cimento de São José foi utilizado entre outas obras , na construção do Estádio Mário Filho Maracanã(Um dos maiores estádios do mundo). Outra obra da construção civil que se beneficiou do cimento de São José foi a Ponte Rio-Niterói,uma das maiores obras da história,que beneficiou milhares de pessoas de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Região. Devido a essa grande concentração de cimento, foi criada a segunda fábrica de cimento no Brasil que mais tarde se chamaria Cimento Maúa (um dos cimentos mais populares do Brasil).

                            Ficheiro:SãoJoséfábrica.jpg

A região também é rica em fósseis que foram descobertos à mais de 60 milhões de anos atrás, esses fósseis foram encontrados na Bacia Sedimentar de São José que é uma das menores bacias do Brasil, com 1.400 metros de comprimento (nordeste-sudoeste) e largura máxima de 500 metros. Essa bacia se formou devido a forças tectônicas que agem no interior da Terra ,formando um lago raso.Ficheiro:SãoJosé030.jpg Nas margens desse lago, vivia uma variada fauna, especialmente de mamíferos ,que originou um dos principais depósitos fósseis do país. Do ponto de vista geológico,as rochas sedimentares que formam a Bacia se dividem em 3 sequências distintas: A primeira, que forma o assoalho da bacia, é constituído por diversos tipos de calcário: o tavertino um mais maciço e cinzento e um calcário oolítico-pisolítico de aspecto característico. Nessas camadas são geralmente encontrados gastrópodes (moluscos), vegetais e alguns mamíferos.Ficheiro:Sãojosé018.jpg Desde 1984, a água subterrânea e a chuva foram preenchendo a depressão deixada pela a atividade de mineração.