Chave seccionadora

Chave seccionadora[1] ou chave faca (sua lâmina de contato lembra uma faca) é um dispositivo destinado a isolar (seccionar) partes (subsistemas, equipamentos, etc.) de circuitos elétricos. São instaladas em pontos estratégicos visando:
- Seccionar a rede para minimizar os efeitos das interrupções programadas ou não;
- Estabelecer seccionamento visível em equipamentos como religadores automáticos, chaves a óleo;
- Estabelecer by pass em equipamentos como reguladores de tensão;
- Como vis a vis para manobras de circuitos.
Para sua abertura (seccionamento com carga) é obrigatório o uso do equipamento load buster e equipamento de proteção individual (luva isolante) manga isolante - "mangote") para evitar que surja o arco elétrico muito perigoso, podendo lesionar o eletricista. Para seu fechamento utiliza-se vara de manobra.
Tipos de chaves[editar | editar código-fonte]
Os tipos mais empregados em circuitos são de 5000 volts (600 a 1200 amperes), 15000 volts (400 a 630 amperes), 25000 volts (400 amperes).
Exemplos de Aplicação[editar | editar código-fonte]
Na figura abaixo podemos ver um exemplo de utilização de chave seccionadora em um circuito de distribuição elétrica. No caso abaixo, foi seccionado o circuito para manutenção de um transformador:
Feita a manutenção do transformador, fecha-se as chaves religando o circuito de distribuição.
Referências[editar | editar código-fonte]
- ↑ RAMOS, Ana Rita; CHAGAS, Angela; COSTA, Joana; BRAZ, Samuel. Equipamentos de proteção e manobra - Treinamento Operacional Aes Eletropaulo.(junho,2007).