Saltar para o conteúdo

Sistema de informação em saúde: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 31: Linha 31:


* {{Link||2=http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/sistema/sistema.php |3=Sistemas de Informação sobre Saúde do Sus}}
* {{Link||2=http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/sistema/sistema.php |3=Sistemas de Informação sobre Saúde do Sus}}
*[http://www.lumic.com.br/#!erp-medico-hospitalar/c1zx6 Sistemas integrados de gestão para a área Médico-Hospitalar]

[[Categoria:Sistemas de informação]]
[[Categoria:Sistemas de informação]]

Revisão das 14h24min de 3 de maio de 2013

Os Sistemas de Informação em Saúde, são sistemas que reúnem, guardam, processam e facultam a informação a uma organização de saúde, informação que deve ser útil e estar acessível àqueles que dela necessitam. Um sistema de informação é, pois, uma combinação de procedimentos, informação, pessoas, tecnologias e vários outros recursos. Note-se que um sistema de informação pode envolver, ou não, a utilização de tecnologia informática, por isso não se deve confundir sistema de informação com um sistema informático.

Os Sistemas de Informação em Saúde devem incluir todos os dados necessários aos profissionais de saúde e utilizadores dos sistemas, com o objectivo de desenvolverem e protegerem a saúde das populações. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o investimento nestes sistemas de informação possui vários benefícios, como ao nível do auxilio aos tomadores de decisão, no controlo e detecção de problemas de saúde endémicos, na monitorização de progressos e metas pré-estabelecidos e na promoção da equidade e da qualidade dos serviços.


Os Sistemas de Informação em Saúde podem ser desenvolvidos para uso macro-economico, utilizados em Ministérios, Secretarias de Estado ou Prefeituras / Câmaras Municipais (neste caso condensando informações de outros subsistemas ou redes locais), ou para uso micro-economico (clínicas, hospitais, redes empresariais).

Podem conter informações clínicas e não clínicas, ou administrativas[1].

Sistemas de Informação Hospitalares em Portugal

Um estudo realizado há poucos meses pela investigadora Andreia de Almeida, concluiu que os sistemas de informação nos hospitais públicos portugueses ainda possuem um longo caminho a percorrer no sentido da excelência. Parece que o investimento que tem sido realizado, nos últimos anos no sector das TIC, não foi suficiente para garantir uma gestão eficaz dos sistemas de informação[2].

Sistemas de Informação no Brasil

Algumas das principais aplicações informáticas presentes nos sistemas de informação em saúde do Brasil são:

Referências

  1. ALMEIDA, Andreia - «Os Sistemas de Gestão da Informação nos Hospitais Públicos Portugueses». Actas do 11º Congresso da BAD, 2012.
  2. IDEM, ibidem.

Ligações externas