Discussão:Berlenga Grande

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A ilha da Berlenga é uma Reserva Natural em que os únicos seres vivos que têm condições dignas para frequentar a ilha são as gaivotas e toda a fauna que a constitui.

Quanto ao resto, tudo é belos nas fotos e, de facto o mar é belo mas... o cheiro das gaivotas e dos seus dejectos, a praia cheia de penas na areia e na orla das ondas, os ratos mortos nos trilhos da ilha. Tudo isso deve ser ponderado antes de uma visita.

Para além do mais há que falar que o Forte São João Baptista que se diz poder albergar pessoas em quartos. Estes não têm as condições minimas de higiene e limpeza. Não há água canalizada, só há um WC fora do edifício para todos os ocupantes do forte e visitantes, os quartos não são limpos após cada alojamento, o cheiro é insuportável no interior dos quartos, o snack bar que serve refeições (a preço da ilha!!!!) tem um aspecto nauseabundo e o tratamento dado aos visitantes é reles. Inclusive tem colaboradores de países do leste que servem às mesas e, enquanto aprontam um prato vão fumando alegremente. Meus amigos a estrutura de funcionamento deste Forte precisa de ser urgentemente reorganizada.

A praia da Berlenga só é designada praia por ter areia pois, vigilância, chuveiro, e regras de frequência do espaço não tem nenhumas.

O que mais me entristece é ver a meu lado visitantes estrangeiros que devem ficar aturdidos e com uma imagem péssima mas real do nosso país.

Gostaria de fazer aqui um apelo para que as entidades competentes: Município de Peniche, Tutela do Ambiente, Tutela do Turismo, etc que gerem este espaço actuem de forma a reorganizar este espaço de modo a que possa ser visitado e até alojar pessoas com melhores condições especalmente a nível de higiene e limpeza.

Felisberto Viana felisberto.viana@sapo.pt