Saltar para o conteúdo

Termometria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 61: Linha 61:
0°C=273K
0°C=273K



100°C=373K





Revisão das 18h06min de 2 de março de 2011

Termometria é a parte da termologia que estuda o comportamento termométrico das substâncias. Esse comportamento está relacionado com a temperatura.

Conceitos básicos da Termometria

  • Energia Térmica: é a forma de energia proveniente com movimento de vibração das moléculas de um corpo.
  • Temperatura: é uma grandeza escalar representada pelo grau de vibração das moléculas que constituem uma substância.
  • Calor: é a forma de energia térmica em trânsito que se estabelece devido à diferença de temperaturas entre dois ou mais corpos. A propagação dessa energia ocorre espontaneamente sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
  • Equilíbrio térmico: corresponde ao estado no qual todos os corpos que fazem parte do sistema apresentam a mesma temperatura. Ao se alcançar esse estado é interrompida a transferência de energia entre esses corpos.
  • Dilatação Térmica:é o aumento nas dimensões nos corpos devido ao calor.

Propagação do Calor:

Bom condutor:os metais
Mau condutor:madeira,isopor, cerâmica, gelo, lã, vidro etc...
  • Termometria: Parte da termologia que estuda a medida da temperatura.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Escalas Termométricas

Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.

  • termômetro: instrumento usado para medir a temperatura.

- Comprimento - Resistência elétrica - Pressão

O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.

Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.

A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.


Escala Celsius

É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).


Escala Fahrenheit

Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).

Em comparação com a escala Celsius:

0°C=32°F

100°C=212°F


Escala Kelvin

Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada a partir da escala Celsius.

Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:

-273°C=0K

0°C=273K