A Cor Púrpura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Color Purple)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo filme baseado no livro de Alice Walker, veja A Cor Púrpura (filme).
The Color Purple
A Cor Púrpura
Autor (es) Alice Walker
Idioma língua inglesa
País  Estados Unidos
Género Ficção
Lançamento 1982
Edição portuguesa
Tradução Paula Reis
Editora Círculo de Leitores
Lançamento 1986
Páginas 210
Edição brasileira
Tradução Peg Bodelson, Betulia Machado e Maria Jose Silveira
Editora Marco Zero
Lançamento 1986
Páginas 315

A Cor Púrpura (no original, The Color Purple) é um romance epistolar da premiada escritora estadunidense Alice Walker, lançado originalmente em 1982. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer.[1] Entre outros temas, trata de questões de discriminação racial e sexual.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O livro narra a história de uma garota de 14 anos chamada Celie que é abusada sexualmente pelo pai, tem dois filhos dele e é obrigada a se casar com o Sinhô. A história tem como pano de fundo o racismo no sul dos Estados Unidos, o machismo, o patriarcado, a amizade, o amor, o desamor, as carências educacionais para as mulheres, entres outros temas.

Alice Walker expõe os fatos em cartas que a protagonista escreve para Deus e para sua irmã Nettie, ambas nunca enviadas. A linguagem é diferenciada pois não usa a norma culta e sim uma escrita rústica e simplória, repleta de erros gramaticais e regionalismos, sempre extremamente próxima da fala utilizada na região mais agrária dos Estados Unidos.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

O romance foi adaptado para o cinema em um filme homônimo e lançado em 1985. Teve direção de Steven Spielberg e contou com roteiro da própria autora. Foi protagonizado por Whoopi Goldberg como Celie, Danny Glover como Albert, e Oprah Winfrey como Sofia. Embora nomeado para 11 Oscars, não ganhou nenhum. A indiferença foi percebida e gerou controvérsias porque muitos o consideraram o melhor filme daquele ano,[2] incluindo o crítico Roger Ebert.[3]

Em 01 dezembro de 2005, uma adaptação musical do romance (baseado no filme) estreou no Teatro Broadway, em Nova York. O show foi produzido por Scott Sanders, Quincy Jones, Harvey Weinstein e Oprah Winfrey, que também era uma investidora.[4] A produção da Broadway encerrou seu funcionamento em 24 de fevereiro de 2008.

Referências

  1. Richard Corliss (23-12-1985). «Cinema: The Three Faces of Steve the Color Purple» (em inglês). Time. Consultado em 09-03-2011. 
  2. «Rotten Tomatoes page for The Color Purple» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 09-03-2011. 
  3. Roger Ebert (20-12-1985). «Roger Ebert's review of The Color Purple» (em inglês). Chicago Sun-Times. Consultado em 09-03-2011. 
  4. John Fleming (01-12-2005). «"Passion for ‘Purple’ has Local Roots"» (em inglês). St. Petersburg Times. Consultado em 09-03-2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.