Toy (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neta representando Israel com a canção "Toy" durante ensaio antes da grande final do Eurovision Song Contest 2018 em Lisboa.

Toy ("Brinquedo") é uma canção da artista israelense Netta Barzilai, apresentada por Israel no Festival Eurovisão da Canção 2018.[1][2][3][4] Foi escria e produzida por Doron Medalie e Stav Beger. É publicado em 11 de março de 2018 com seu videoclipe oficial, dirigido por Karen Hochma.

A música foi revelada online um dia antes de seu lançamento oficial. Em 12 de maio de 2018, a canção faz a sua intérprete Netta Barzilai vencer o Festival Eurovisão da Canção em Portugal.

Letra[editar | editar código-fonte]

A letra da música é principalmente em inglês, com exceção da frase hebraica "אני לא בובה" (ani lo buba, "Eu não sou uma boneca") e a gíria "סטפה" (stefa, que significa "pilha de notas”), e ecoam o movimento #MeToo sobre assédio sexual, especialmente no local de trabalho.

Segundo sua intérprete, a canção “traz uma mensagem importante: o despertar do poder feminino e da justiça social, tudo envolto em um clima de festa”.

Eurovision[editar | editar código-fonte]

"Toy" foi escolhido para competir na primeira semifinal do Eurovision Song Contest em 2018, atuando em sétimo lugar em um total de dezenove canções. Ela se classificou para a final depois de estar entre as dez canções mais votadas com base em uma combinação de júri e televotação. Na final, ele ficou em terceiro lugar após a votação do júri, com 212 pontos, e venceu graças ao televoto com 317 pontos, ficando em primeiro lugar com uma pontuação combinada de 529 pontos.

Paródia de Toy[editar | editar código-fonte]

A comediante holandesa Sanne Wallis de Vries criou uma paródia de Toy com letras evocando a violência cometida pelos militares israelenses durante a Marcha de Retorno a Gaza. Esta paródia, transmitida na noite de 20 de maio de 2018 ao final do programa dedicado ao humorista interrogado no canal público holandês BNN VARA / NPO 1, desperta a ira de Israel, que denuncia “alusões anti-semitas”. Caracterizada como Netta pode ser vista parodiando a música. Estrofes como 'Seu país está cercado por lançadores de granadas? Eu construo paredes, como nos sonhos noturnos de Trump, e atiro foguetes nelas ” ; Veja como eu lanço mísseis. Que maravilha! Israel está vencendo novamente ”; “Não permitirei que os palestinos entrem”; “Eu sou um cachorro na coleira que persegue palestinos”; ou "O mundo inteiro está comendo da minha mão" são algumas das cantadas no programa, contra o qual Israel se manifestou.

Referências

  1. «Israelense vence Festival Eurovisão com canção inspirado no #MeToo». VEJA. Consultado em 7 de julho de 2021 
  2. «Favorita, cantora israelense Netta vence festival de música Eurovision». Folha de S.Paulo. 12 de maio de 2018. Consultado em 7 de julho de 2021 
  3. «Israel ganha festival Eurovisão com canção inspirada no movimento 'MeToo'». G1. Consultado em 7 de julho de 2021 
  4. Minas, Estado de; Minas, Estado de (12 de maio de 2018). [https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/05/12/interna_internacional,958308/israel-ganha-festival-eurovisao-com-cancao-inspirada-no-movimento-met.shtml «Israel ganha Festival Eurovis�o com can��o inspirada no movimento #MeToo»]. Estado de Minas. Consultado em 7 de julho de 2021  replacement character character in |titulo= at position 30 (ajuda)