Trâmite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso. Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 30 de abril.

Trâmite vem do termo latino trames, tramitis, que para os romanos significava senda, caminho, de onde se derivou o sentido atual de via legal ou procedimento que deve seguir uma gestão.[1][2][3][4][5]

A palavra latina se formou a partir de uma forma do verbo meare (andar, caminhar, seguir uma senda), precedida do prefixo trans- (através). "Qua sidera lege mearent" - que leis regem o curso dos astros – dizia Ovídio para referir-se ao que, de alguma maneira, é o trâmite que cumprem os corpos celestes com relação a um observador na Terra. De ‘meare’ se derivaram também outros vocábulos como permear e impermeável.[carece de fontes?]

Referências

  1. http://www.aulete.com.br/trâmite  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Trâmite». Dicio 
  3. «tramite». The Free Dictionary 
  4. «Trâmite - Conceito, Definição e O que é Trâmite». www.significadosbr.com.br. Consultado em 15 de abril de 2018 
  5. «Trâmite - Conceito, Definição e O que é Trâmite». www.meusdicionarios.com.br. Consultado em 15 de abril de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.